Notícias

Senac inicia novas turmas do Programa Miniempresas em parceria com a Junior Achievement


Senac inicia novas turmas do Programa Miniempresas em parceria com a Junior Achievement

Foto horizontal tirada do fundo de uma sala de aula. Vários alunos sentados em cadeiras arrumadas em filas e alguns em pé, lado a lado, encostados na parede ao fundo. À esquerda, no canto da sala, próximo à porta, o diretor senhor Paulo fala aos alunos. Fim da descrição.

O Senac/SE, integrante do Sistema Fecomércio, deu início a duas novas turmas do Programa Miniempresas, fruto da parceria com a Junior Achievement, associação de origem americana presente no Brasil. O objetivo do programa é despertar o espírito empreendedor entre os jovens, proporcionando uma visão clara do mundo dos negócios e facilitando o acesso ao mercado de trabalho.

Desde 2013 cerca de 300 alunos do Senac participaram do projeto, sendo responsáveis pela criação de 7 miniempresas. O programa é desenvolvido ao longo de 15 semanas e os estudantes aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção.

“A metodologia é desenvolvida por quatro empresários voluntários das áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção. Neste programa são apresentados os fundamentos da economia de mercado e de atividade empresarial através do método Aprender-Fazendo, em que cada aluno se converte em um miniempresário”, explicou o coordenador do Senac Pleno, professor Antônio Ramos.

Ele ressaltou que miniempresas criadas em turmas anteriores chegaram a ter reconhecimento nacional: duas delas conquistaram o 3º lugar no Prêmio Pronatec Empreendedor e outra participou da Feira da Miniempresa, realizada no Sebrae Nacional, em Brasília.

“O Projeto Miniempresa é um atrativo a mais para o aluno do Senac, possibilitando alternativas de aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula e de desenvolvimento de habilidades não desenvolvidas ao decorrer do curso. É uma oportunidade ímpar para os nossos alunos”, destacou Ramos.

O diretor Regional, Paulo do Eirado, deu as boas vindas às turmas e destacou a possibilidade que os alunos têm de participar de ações e projetos que vão além do contrato firmado com a instituição através do Programa Plataforma de Engajamento-Senac Pleno.

“Por meio da parceria com a Junior Achievement, o aluno vai desenvolver atitudes empreendedoras não somente ao participar da criação de uma miniempresa, mas principalmente ao vivenciar atitudes que valorizem e fortaleçam sua própria vida”, declarou o diretor.

Futuro

Lúcio Flávio, que também é aluno do curso de garçom no Senac, vê no Programa Miniempresas a possibilidade de adquirir conhecimento para investir em seu próprio negócio. “No futuro pretendo abrir uma empresa de garçons para trabalhar em eventos. Acredito que participar desse programa vai abrir minha mente para o mundo dos negócios”, projetou.

O jovem ainda destacou o primeiro contato com a equipe de instrutores. “Espero colocar minhas ideias em prática e ajudar os meus colegas na criação da miniempresa e confecção dos produtos. Sei que posso contar com a ajuda dos professores, pois já na primeira aula eles se colocaram à disposição para nos auxiliar no que for preciso”, disse.

Compartilhe

Pular para o conteúdo