Notícias

Senac forma 24 moradores do Parque dos Faróis


A promoção social é umas das diretrizes do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) que se concretiza no Programa Senac de Gratuidade (PSG). Este por sua vez, é um instrumento de inclusão produtiva para brasileiros oriundos de família de baixa renda. A Associação de Moradores do Parque dos Faróis, no município de Nossa Senhora do Socorro, é uma parceira Senac, através da Unidade Móvel, e formou 24 moradores no curso de Técnicas de vendas e atendimento ao cliente.

O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Marcos Andrade.

Para o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Marcos Andrade, promover cursos gratuitos para as pessoas menos favorecidas é importante para que possam se inserir no mercado de trabalho e ampliar as oportunidades de crescer na vida. “A comunidade do Parque dos Faróis tem muitas pessoas que precisam ter os caminhos abertos para conseguir um emprego e o Sistema Fecomércio, através do Senac está sempre disponível para ajudar as pessoas da comunidade. A capacitação em vendas e atendimento ao cliente, é o primeiro passo para que eles sejam trabalhadores diferenciados, mais qualificados e capazes de conseguir um emprego. Nosso trabalho desenvolvido pelo PSG tem essa finalidade, colocar quem precisa de capacitação, na vantagem para conquistar um emprego, e com seu trabalho, mudar sua vida para melhor”, ressalta.

O instrutor Senac, Diego Almeida.

O instrutor Senac, Diego Almeida, explica como é a formação e a importância dela para a comunidade. “O curso é dividido em dois módulos, no primeiro trabalhamos tudo relacionado a atendimento ao cliente, desde a postura até a prática de uma linguagem não violenta. No segundo momento, os alunos começam a colocar em prática as técnicas de vendas, como também o pós-venda. São 80h de aprendizado que serão úteis para o mercado de trabalho e para o empreendedorismo individual de cada um dos formandos”, afirma.

O Senac investe, desde 2014, 66,67% de sua Receita Líquida de Contribuição nesse programa de educação inclusiva. O PSG possibilita o acesso à educação profissional de qualidade para pessoas cuja renda familiar mensal per capita não ultrapasse dois salários-mínimos.

A aluna, Zenaide Cacho.

A dona de casa, Zenaide Cacho, não deixou passar a oportunidade de se qualificar. “O mercado de trabalho exige de nós conhecimento na função que estamos exercendo. A escolha do Senac foi por sua relevância para as empresas, quando apresentamos nosso certificado as possibilidades aumentam. Sou dona de casa e quero trabalhar vendendo roupa e calçados, essa formação é o diferencial que eu procurava. Devemos correr atrás dos nossos sonhos, independentemente da idade e da situação que estamos”, explica.

O aluno, Janilton Farias.

Já o aluno, Janilton Farias, aproveitou a formação como uma possibilidade de recolocação no mercado de trabalho. “Passei quase dez anos em uma empresa e hoje estou em busca de novas oportunidades. O curso de vendas e atendimento ao cliente veio em uma hora que precisava entender e aprender como é o mercado de trabalho atual. Aqui em nosso grupo me deparei com uma diversidade de valores e idades, o que proporcionou um aprendizado muito grande. Cada um dos alunos pôde falar e mostrar sua vivência. O curso foi prática do início ao fim, o que nos ajuda muito a entender como é a realidade do trabalho de atendimento ao cliente”, destaca.

Na oportunidade, os alunos entregaram o currículo para fazer parte do Banco de Oportunidade do Senac que tem o objetivo de aproximar empresas de profissionais qualificados. Mais informações no site se.senac.br.

Compartilhe

Pular para o conteúdo