Notícias

Semana de Prevenção de Acidentes no Trabalho do Senac/SE foca na saúde física e mental dos empregados


Semana de Prevenção de Acidentes no Trabalho do Senac/SE foca na saúde física e mental dos empregados

No período de 26 a 29 de setembro, a Gerência de Recursos Humanos do Senac/SE promove a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – Sipat. Nesta edição, além de orientação e prevenção a acidentes, as atividades também estão voltadas para a saúde física e emocional dos empregados.

Na abertura do evento que aconteceu no Restaurante Escola Senac Bistrô, o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Marcos Andrade, ressaltou a importância da abordagem da Sipat 2022.
“É muito importante a participação de vocês e o tema deste ano. A depressão, é um assunto extremamente sério, pois é uma doença que pode vir de traumas e seus sintomas devem ser identificados e tratados”.

O membro mais antigo da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), Paulo Sérgio de Moraes, colaborador do Setor de Suprimentos, destacou o trabalho desenvolvido pelo grupo, composto por oito pessoas, sendo quatros empegados e quatro representantes do empregador.

“Parece simples, mas o nosso trabalho é minucioso. Consiste em observar atitudes que podem colocar em risco a vida do colaborador e demais colegas. O nosso trabalho é de orientação para prevenção de risco”.

A psicóloga Maria Barros, Gerente do Núcleo de Gestão de Pessoas (NGPS), complementou que a Cipa é obrigatória em empresas que tenham acima de 20 colaboradores.
“Aqui no Senac, não tem histórico de acidentes de trabalho, que é um dado bastante positivo, mas a comissão sempre observa os possíveis riscos. E com isso fazemos um trabalho preventivo”, disse.

O Diretor Regional do Senac/SE, Marcos Sales, o adjunto Manuel Leal Neto, e o gerente da Divisão de Educação Profissional, Adalberto de Souto, participaram da abertura da Sipat 2022.


Ginástica laboral

A tarde desta terça-feira, 29/9, foi dedicada à ginástica laboral, com o professor de educação física Yuri Sampaio, responsável pelo programa “Senac Mais Forte”. O presidente da Cipa, Francklin Santana, informou que para este ano, foram pensados quatro dias de atividades.

“Organizamos palestra, roda de conversa sobre a valorização da vida e saúde mental, ginástica laboral e na sexta, uma apresentação sobre as atividades que foram realizadas durante a semana. A intenção da Sipat é agregar o maior número de colaboradores e trabalhar um pouco a saúde mental e física deles”.

Confira a programação:

Quarta, 28/09, 16h
Palestra com vivência – professor Yuri Sampaio – Auditório Hilton Ribeiro (2º andar)
Quinta, 29/09, 16h
Roda de conversa com as psicólogas do Senac Maria Barros e Sílvia Conceição – bloco C – sala 002.
Sexta, 30/9, 11h
Encerramento, apresentação de atividades via web.

Compartilhe

Pular para o conteúdo