Notícias

Saúde Mental através do Exercício Físico é tema de palestra da Sipat


Saúde Mental através do Exercício Físico é tema de palestra da Sipat

“Construindo a Saúde Mental através do Exercício Físico” foi o tema abordado pelo professor de educação física Yuri Sampaio, dentro das ações da Semana Interna de Prevenção aos Acidentes de Trabalho do Senac/SE. A palestra aconteceu no auditório Hilton José Ribeiro, na tarde de quarta-feira, 28.

Logo na abertura do encontro, o palestrante fez um convite à reflexão o significado da palavra “equilíbrio”, tão necessário no dia a dia.

“É preciso reservar tempo para cuidar da saúde, do lazer e para a atividade física. Praticamente todos os psiquiatras indicam o exercício como tratamento não farmacológico para melhorar a depressão. Não existe um porquê de as pessoas tentarem ou cometerem suicídio, mas devemos observar os sintomas, pois pode ter início na depressão, ter componentes hereditários e é preciso procurar o tratamento e cuidar da saúde mental”, explicou Yuri.

Responsável pelo projeto “Senac + Forte”, Yuri Sampaio, detalhou o tempo necessário que cada pessoa deve reservar para praticar alguma atividade física.

“Podem ser 150 minutos, por semana, de atividades leves, a exemplo de caminhada, ou 75 minutos de atividade moderada a forte. Ser ativo fisicamente afasta os pensamentos negativos, eleva a autoestima, estimula os neurotransmissores e controla a ansiedade, dentre outros benefícios”, informou.

Dentro da programação da Sipat 2022 está prevista para a tarde desta quinta-feira, 29, roda de conversa com as psicólogas Sílvia Conceição dos Santos e Maria Barros, gerente do Núcleo de RH, sobre “Vamos falar sobre Saúde Mental”.

Confira a programação:
Quinta, 29/09, 16h
Roda de conversa com as psicólogas do Senac Maria Barros e Sílvia Conceição – bloco C – sala 002.
Sexta, 30/9, 11h
Encerramento, apresentação de atividades via web.

Compartilhe

Pular para o conteúdo