Notícias

Jovens aprendizes do Senac ingressam no mercado de trabalho em Tobias Barreto


Jovens que participaram do Programa de Aprendizagem Profissional    realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) ─ no município de Tobias Barreto à 143 km de Aracaju ─, foram contratados neste mês como aprendizes, por uma empresa atuante há 40 anos no mercado, vinculada ao programa. O Boletim da Aprendizagem divulgado no site do Ministério da Economia revelou que, no ano passado, foram registrados ao menos 393.920 contratos de aprendizagem firmados por instituições como as do Sistema S.

O programa de Aprendizagem Profissional Jovem Aprendiz do SENAC oferece formação complementar a estudantes com idade entre 14 e 24 anos, regido pela legislação trabalhista com Portaria TEM de nº 615, de 13 de dezembro de 2007, sendo revogada em 23 de abril de 2012, através da portaria MTE nº 723.

A ex aluna-aprendiz Vitória foi promovida este ano pela empresa e atualmente desempenha atividades vistas durante o curso de qualificação.

A admissão representa a primeira experiência profissional para Brenda Vitória Oliveira de Matos, 21 anos, promotora de vendas (cartões) da Distribuidora Fasouto. A ex aluna-aprendiz foi promovida este ano pela empresa e atualmente desempenha atividades vistas durante o curso de qualificação em administração, ministrado pelo programa na unidade Senac de Tobias Barreto. “ Eu era uma menina quando comecei no Senac e apenas estudava. Não tava afim de arrumar emprego nenhum. Mas no SENAC quando você entra você não quer mais sair. Eu adquiri vários conhecimentos que não só serviram para minha carreira profissional mas para todos os aspectos em minha vida. E além do mais eu saí da zona de conforto e conquistei minha independência. Sou muito grata ao Senac hoje por tudo”, relatou Brenda com muito entusiasmo.

Ezequiel foi jovem aprendiz e hoje gerencia uma das principais distribuidoras do estado em Tobias Barreto.

O gerente de vendas da Distribuidora, Ezequiel Pereira Santos, 28 anos, relatou a importância do programa na vida dos jovens. “ Falar do Senac através do programa Jovem Aprendiz é falar do sucesso dos jovens no mercado de trabalho. Eu sou a prova disso  porque também fui jovem aprendiz e hoje gerencio uma das principais   distribuidoras do estado em Tobias. Lembro que iniciei em 2003 como aprendiz numa empresa concorrente e todo aprendizado fez com que minha carreira crescesse. É graças ao SENAC que hoje posso realizar este sonho. Eu convido, você, jovem a participar e conquistar o seu lugar ao sol como eu”.

Entre os critérios estabelecidos para a indicação ao Programa Jovem Aprendiz estão liderança, vibração, assiduidade escolar, disciplina, pontualidade e apresentação pessoal. “ A unidade Senac Tobias Barreto forma 40 jovens por ano, noventa por cento automaticamente já são inseridos no mercado de trabalho. É muito raro você presenciar alunos que não obtiveram êxito profissional. O Programa já é um salto para carreira de forma rápida e repleta de oportunidades“, relatou a gerente da unidade, Eline Barreto de Jesus.

Sobre o programa Jovem Aprendiz

O setor de comércio sai ganhando impetrando tantos profissionais qualificados ”, explicou o presidente da Fecomércio/Se Laércio Oliveira.

Ao proibir o trabalho aos menores de 16 anos, a Constituição da República de 1988 ressaltou a possibilidade de o público juvenil ingressar no mercado de trabalho na condição de aprendiz a partir dos 14 anos. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), aprovado pela Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, também prevê nos seus artigos 60 a 69, o direito à aprendizagem, dando-lhe tratamento alinhado ao princípio da proteção integral à criança e ao adolescente.

De acordo com o presidente da Fecomércio/Se, Laércio Oliveira, a aprendizagem é um instituto que cria oportunidades de emprego em diversos segmentos, em especial no comércio; tanto para o aprendiz quanto para as empresas, pois dá preparação ao iniciante de desempenhar atividades profissionais e de ter capacidade de discernimento para lidar com diferentes situações no mundo do trabalho. “O programa de Aprendizagem permite que as empresas nos mais diversos segmentos, como do comércio, formem mão de obra qualificada, algo cada vez mais necessário em um cenário econômico em permanente evolução e os jovens precisam desse suporte e de capacitação profissional. O setor de comércio sai ganhando impetrando tantos profissionais qualificados ”, explicou.

A formação técnico-profissional deve ser constituída por atividades teóricas e práticas relacionada às atividades desenvolvidas nas empresas contratantes. Toda a formação teórica é realizada pelas entidades sem fins lucrativos que tenham por objetivo a educação profissional de acordo com os Artigos 429 e 430 da CLT. São qualificadas para ministrar cursos de aprendizagem instituições como os Serviços Nacionais de Aprendizagem (SENAI, SENAC, SENAR, SENAT e SESCOOP).

Diretora Regional do Senac/Sergipe, Priscila Dias Felizola. Imagem: André Moreira

“Aqui no Senac os aprendizes contam com estrutura adequada para o desenvolvimento dos  programas de aprendizagem, de forma a manter a qualidade do processo de ensino, bem como acompanhar e avaliar os resultados”, relatou a diretora regional do Senac/   Se,   Priscila   Dias   Felizola. Os aprendizes que concluírem o programa de aprendizagem profissional terão direito a um certificado de conclusão do curso, emitido pela entidade formadora.

Toda a formação teórica e prática deverá integrar o contrato de aprendizagem e ser custeada pelo empregador. “O aprendiz não poderá ter despesas tais como uniforme, mensalidade, material didático, internet ou computadores, que devem ser fornecidos gratuitamente pelo empregador”, ressaltou a gerente e coordenadora do programa da unidade Senac em Tobias Barreto, Eline Barreto de Jesus.

Para maiores informações de como participar do programa de Aprendizagem Profissional do Senac, o telefone para contato é 3212-1554 na unidade Senac de Aracaju e 79 3541-1715, unidade do município de Tobias Barreto.

Compartilhe

Pular para o conteúdo