Notícias

Encerramento da Gincana Aprendiz Sustentável


Encerramento da Gincana Aprendiz Sustentável

Descrição da imagem. Foto horizontal de um grupo de cerca de 25 jovens com farda do Senac e calça jeans, braços levantados, bocas abertas ou sorrindo, no meio deles, um homem com farda do senac segura um microfone à altura da boca, todos sobre uma superfície plana preta. Ao fundo, na parede, grande banner ao centro verde escrito Gincana Senac Aprendiz Sustentável, e nas laterais, dois outros banners de mesma altura brancos com a mesma escrita e logomarca do Senac logo abaixo. Na parte superior da imagem, bandeirinhas de São João e ao fundo uma cesta de basquete. Fim da descrição.Motivação, conhecimento e sustentabilidade marcaram o Encerramento da Gincana Senac Aprendiz Sustentável que aconteceu no último sábado(11 de junho), no Ginásio de Esportes Charles Moritz. A ação envolveu 17 turmas do Programa de Aprendizagem, totalizando 360 alunos de cinco municípios sergipanos: Aracaju, Itabaiana, Lagarto, Tobias Barreto e Nossa Senhora da Glória. No encerramento do evento foi realizada a última tarefa, Aprendiz Inventor,que segundo Adolfo Hubner,coordenador da gincana e gestor ambiental do Senac, os jovens foram provocados para criar uma solução de algum problema ambiental.

As dezessete equipes foram avaliadas por uma comissão julgadora composta por Fernanda Oliveira do Programa Ecos Sustentabilidade do Sesc; João Vitor da empresa Ambientec; Isabela Lima do Sebrae; Robson Pereira da Júnior Achievement e Profº Henrique Schneider da Universidade Federal de Sergipe.

Com muita expectativa foi anunciado o resultado da gincana. O 3° lugar foi para a Equipe “Sementes do Amanhã”, do município de Itabaiana, que na prova Aprendiz Inventor apresentou o protótipo “Gerador de Energia Eólica”. A equipe “Comando Verde” de Lagarto que ficou em segundo, chamou a atenção em expor uma casa sustentável com aproveitamento da água da chuva para chuveiro, torneiras, vasos sanitários, etc. E o primeiro lugar, também uma equipe de Lagarto, foi para a equipe “Os Sustentabilizadores” que na prova prática expuseram uma “Horta Sustentabilizadora”, de fácil aplicação que permite o cultivo em espaços limitados e verticais.

A Gincana Senac Aprendiz Sustentável não trouxe somente ao pódio as equipes vitoriosas, mas a soma dos esforços das dezessetes equipes que totalizam 360 alunos. O resultado positivo pela sustentabilidade, pela preservação do planeta Terra. Foram arrecadados 3,5 toneladas de lixo eletrônico; 128,5kg de instrumentos de escrita; 419 kg de embalagem de higiene pessoal; 23,5kg de esponja usada. Cerca 600 kg de lixo que serão encaminhados para as empresas ECO TI, TerraCycle e Projeto Reviravolta.

Acompanhe as fotos da gincana em nossa galeria: https://goo.gl/3LzRt6

Fotógrafo:Alex França

Compartilhe

Pular para o conteúdo