Notícias

Curta Senac Pleno 2017 é encerrado com exibição de filmes produzidos por alunos


Curta Senac Pleno 2017 é encerrado com exibição de filmes produzidos por alunos
Paulo do Eirado

Na tarde de segunda-feira, 04 de dezembro, o Senac/SE reuniu alunos, professores e colaboradores no Ginásio de Esportes Charles Moritz para o encerramento e exibição dos filmes do Curta Senac Pleno 2017, produzidos por alunos e egressos da instituição. No mesmo evento foi entregue o Troféu Senac Pleno à jovem cientista política Tábata Amaral de Pontes, fundadora de dois movimentos sociais: o Mapa Educação e o Acredito.

Professor Antônio Ramos

Em sua quinta edição, o projeto Curta Senac Pleno reuniu 27 participantes. Durante as oficinas gratuitas eles vivenciaram os processos de roteirização, operação de câmera, produção, figurino, iluminação, atuação, direção, captação de áudio, ou seja, todas as etapas que envolvem a criação de um curta-metragem.

O tema das produções neste ano foi Empreendedorismo e Empregabilidade. Das aulas com o diretor e roteirista Fábio Jaciuk, nasceram quatro curtas-metragens: Mudando de Vida, Só Sucesso, A Cidade Grande e A Entrevista de Pitter. Todos as produções foram exibidas durante o evento e, posteriormente, disponibilizadas na Internet para apreciação do público.

“A qualidade cada vez se aprimora mais. O tema somou muito porque é algo que está na agenda da juventude, a relação com o primeiro emprego, a escolha vocacional. Então tudo isso vem juntar à educação que o Senac faz, para melhorar a qualificação profissional, para formar pessoas melhor resolvidas em relação à profissão. Eu acho isso tudo válido e vai além da educação mais formal. É obrigação do Senac aproveitar momentos, recursos, tecnologias e pedagogias para oferecer sempre mais do que aquilo que nos é obrigatório”, disse o Diretor Regional Paulo do Eirado.

O participante Augusto Alves

Para Antônio Ramos, coordenador da Plataforma de Engajamento Senac Pleno, o projeto é capaz de despertar diversas habilidades nos alunos. “Principalmente atitude. Participar do Curta Senac Pleno é um momento muito importante na vida do nosso aluno, pois desperta nele o protagonismo juvenil, o empreendedorismo, o trabalho em equipe, dentre outras qualidades. Vai permitir que esse jovem cresça muito mais não só como nosso aluno, mas como ser humano”, ressaltou o professor.

Augusto Alves, aluno do curso Técnico em Rádio e TV do Senac, agarrou a oportunidade e se tornou o diretor do curta “Só Sucesso”, uma comédia ambientada em uma casa de shows. “Para mim, o projeto foi uma experiência que agregou mais valor ao meu curso. Eu optei por ser o diretor porque queria ter essa experiência de gerenciar pessoas e desenvolver uma ideia a partir do nosso brainstorm. Hoje, eu espero que todas as pessoas se agradem com o filme que produzimos”, torceu Augusto.

Público assistiu aos quatro filmes

Diana Lima também foi a diretora do filme “A Entrevista de Pitter”, que mostra a procura de um jovem cheio de manias pelo emprego dos sonhos. Para Diana, a experiência foi engrandecedora. “Fiquei empolgada em saber que alunos podem produzir, que nós podemos descobrir esse outro lado do mundo da comunicação, de como desenvolver um filme, ir atrás de pessoas e locações. É tão bom se ver na tela grande. É maravilhoso saber que passamos informação de algum modo, e a gente passa a ver filmes e televisão de uma maneira diferente depois de participar de um projeto como esse”, declarou a aluna.

 

Para assistir a todos os filmes, clique aqui.

Compartilhe

Pular para o conteúdo