Notícias

Aromaterapia é tema de Whorkshop no Senac Sergipe


Os óleos essenciais são fundamentais na Aromaterapia.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Sergipe realizou o Workshop Aromaterapia: óleos Essenciais e suas aplicabilidades no auditório Hilton Ribeiro, na unidade em Aracaju. A Aromaterapia é uma estratégia alternativa para trabalhar o bem-estar, que se utiliza dos óleos essenciais para atuar nos aspectos físicos, mentais e/ou emocionais de quem faz o uso.

A instrutora e técnica do segmento de saúde do Senac, Caroline Barros, destaca a importância do Workshop para promover o cuidado integrado e personalizado. “A aromaterapia fomenta o equilíbrio físico, mental e emocional do indivíduo. A pandemia proporcionou a ampliação da busca por cuidados alternativos, principalmente com a perda do olfato causados pela covid. Esse cenário aqueceu o mercado dos óleos essenciais e, consequentemente, da aromaterapia que é uma das formações que faz parte do catálogo de cursos do Senac”, afirma.

O público atento às palestras.

A esteticista, Jassimara Carla Santos, participou do evento no intuito de aprofundar seu conhecimento e poder usar com seus clientes. “O evento foi maravilhoso. Nele, consegui ampliar o que sabia sobre os óleos e seus benefícios, principalmente no que se refere a suas funcionalidades. Ressalto que, para o meu trabalho, o uso dessas substâncias ajuda a construir um momento relaxante combatendo o estresse diário, tentando ameninar possíveis dores de cabeça, ansiedade e outras doenças”, comenta.

O evento contou com exposição de produtos, além das palestras de renomes sergipanos que trabalham com a aromaterapia. A esteticista e cosmetóloga, Cinthia Borges, apresentou a relação entre os óleos essenciais e o sistema respiratório. O Workshop também trabalhou o uso da aromaterapia e o alívio da ansiedade com a esteticista e cosmetóloga, Luana Menezes. Já a especialista em óleos essenciais, Renata Carvalho, mostrou aos participantes a aplicação dessas substâncias em terapias de saúde.

Importância

A palestrante, Luana Menezes, explica que a aromaterapia faz parte das Políticas Nacionais de Práticas Integrativas (PNPICS) do Ministério da Saúde, sendo assim, quanto mais conhecimento a sociedade tiver a respeito do tema, maior será a consciência do uso de práticas alternativas nos atendimentos e tratamentos em saúde. “Neste contexto, a aromaterapia deve ser abordada dentro das diversas possibilidades de uso desta técnica, podendo ser usada isoladamente ou em conjunto com outra prática, a exemplo das associações em massagens”, ressalta.

“Trazer o tema da aromaterapia num evento que contempla as diversas possibilidades de uso desta técnica é grandioso tanto para o aluno quanto para o profissional. Quanto mais a instituição traz informações para o aluno, mais enriquecido de conhecimento ele se torna. O profissional deve conhecer os mecanismos de ação dos óleos essenciais, as formas de aplicar, os efeitos colaterais em caso de aplicação errada e as indicações e contraindicações, são premissas de fundamental importância para um bom desenvolvimento e atuação no mercado”, conclui.

Compartilhe

Pular para o conteúdo