Seis alunos do Programa de Aprendizagem do Senac Lagarto foram finalistas da XI Olimpíada Ambiental de Sergipe, promovida pelo Governo do Estado através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Dentre os selecionados, os aprendizes Fernando Silva e Ana Cláudia conquistaram o terceiro e sexto lugares, respectivamente, na categoria Produção de Texto. Com a orientação do cordelista Gilmar Ferreira, eles produziram cordéis sobre o tema “Soluções naturais para a água: Caminhos para construção de sociedades sustentáveis”.
Ganhador de um prêmio de R$500 pelo terceiro lugar, Fernando Silva teve, ainda, a oportunidade de apresentar o seu trabalho para o público que lotou o espaço Gonzagão, na manhã de terça-feira, 18 de setembro. O aluno do curso de Aprendizagem em Serviços Administrativos disse que foi incentivado pela instituição a participar da Olimpíada.
“O Senac Lagarto nos comunicou do concurso e incentivou para que participássemos. Aproveitei a oportunidade e resolvi mostrar um pouco da minha arte. Meu cordel foi sobre a água, a importância da água e a esperança que ela pode trazer para as pessoas”, disse o estudante.
Quem também comemorou a oportunidade de participar da Olimpíada Ambiental foi a aluna Milena Bispo do Santos, mesmo sem ter sido vencedora. “Com a ajuda do cordelista Gilmar, escrevi sobre as boas práticas em relação à água, ao uso consciente da água. É uma satisfação imensa estar aqui. Preciso agradecer ao Senac pela oportunidade”, declarou Milena.
Feliz com a participação dos alunos, o diretor do Senac, Paulo do Eirado, fez questão de comparecer à premiação e foi convidado para compor o dispositivo da solenidade. Para o diretor, a oportunidade de participar de um evento como esse é algo que marca a trajetória do aluno. “Muito satisfeito com o resultado, mas o fato de participar já é o mais importante, trazer essa consciência ambiental para a formação profissional. E à medida em que eles são premiados, é um lucro a mais, um benefício, um reconhecimento e uma marca formativa que eles levam para o resto da vida”, ressaltou o diretor.
O coordenador da Plataforma de Engajamento Senac Pleno, Antônio Ramos, foi o responsável por oferecer aos alunos de Lagarto a oportunidade de inscreverem seus trabalhos na Olimpíada Ambiental. “Existe uma preocupação no Senac de que nosso aluno seja protagonista de sua própria história. E esses eventos que acontecem aqui em Sergipe e no Brasil, a gente fica atento pois é do nosso interesse incentivar o jovem a participar. O importante não é o prêmio em si, mas a nossa atitude enquanto educadores de valorizar nosso alunado, que é a razão de ser do Senac”, declarou o professor.
“É um sentimento de muita alegria. É um orgulho para a unidade Lagarto ter representantes da cidade aqui no evento”, comemorou o coordenador do Senac Lagarto, Edson Dias de Araujo, que acompanhou os finalistas à capital.