DestaquesNotícias

‘A importância da profissionalização’ é tema do ciclo de palestras para alunos da aprendizagem

Durante o encontro foram apresentados os eixos de atuação do Senac e os links como mercado de trabalho
‘A importância da profissionalização’ é tema do ciclo de palestras para alunos da aprendizagem

Técnicos e analistas pedagógicos dos diversos eixos de aprendizagem do Senac/SE, participaram na terça-feira, 6, e quarta-feira, 7, de palestras com alunos matriculados por meio do Programa de Aprendizagem, que atende a jovens entre 14 e 24 anos.  Atualmente, a instituição conta com mais de 1,5 mil alunos matriculados.

Os encontros deram a oportunidade aos participantes de conhecerem todos os eixos de atuação do Senac: Gastronomia, Moda, Informática, Beleza, Saúde, Infraestrutura, entre outros, visto que cada pessoa tem um objetivo de vida e preferência profissional.

participantes

“Nosso evento, nos dois períodos, consistiu em favorecer o conhecimento sobre o mercado de trabalho e apresentação do portfólio de cursos do Senac, aos nossos jovens aprendizes. Desta forma, eles podem, caso desejem, dar continuidade na profissionalização na área que cada um escolher”, informou Marileide Martins, gerente do Núcleo de Promoção e Integração com Egressos.

As palestras foram ministradas pelo gerente do Núcleo de Negócios e Relação com o Mercado, Marco Gonçalves, em uma ação conjunta do Núcleo de Desenvolvimento e Implementação Educacional (NDIE) e do Centro de Educação Profissional (CEP) de Aracaju, sob a supervisão da Divisão de Educação Profissional – DEP.

“Quando falamos de aprendizagem, entendemos que temos em média 2,2 mil alunos que estão transitando anualmente nas unidades do Senac. Isso significa que o nosso maior cliente está aqui dentro. A partir daí, pensamos em fazer essas palestras, envolvendo os alunos da Aprendizagem, para que eles entendam a importância de estar sempre se profissionalizando. Hoje, o mercado exige que o profissional participe, de no mínimo dez eventos anuais de capacitação, seja curso, palestra, oficina ou seminário”, destacou Marco Gonçalves.

O técnico exemplificou sobre o eixo de gastronomia, que vai desde a preparação de bolos, confeitaria, qual tipo de comida, drinks que a pessoa quer se especializar.

“Aprender a ser atendente de lanchonete é o primeiro passo, mas qual área da gastronomia cada um quer atuar? Quer se especializar em comida oriental, nordestina, em preparo de drinks? E essa qualificação específica, seja em qualquer área de atuação, faz toda diferença na hora de buscar uma vaga no mercado de trabalho”, finalizou.

Participantes

Contando com a mediação da aluna do Curso Técnico de Rádio e TV, Érica Santana, participaram das palestras o Gerente do NDIE, Rafael Ramos, dos técnicos dos eixos de Beleza, Felipa Edite; de Moda, Altair Santos, de Gastronomia, Marta Aguiar; de Tecnologia da Informação; Cláudio dos Santos. Ao final das palestras, os alunos puderam tirar suas dúvidas com os técnicos.

Leia também:

Banco de Oportunidades: em 10 meses mais de 100 egressos do Senac/SE inseridos no mercado de trabalho

Compartilhe

Pular para o conteúdo