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Dia do consumidor: o que mudou na relação de compra e venda? 

O novo perfil do consumidor transforma e exige adaptação, inclusive, na formação de funcionários para atendimento nas empresas
Dia do consumidor: o que mudou na relação de compra e venda? 

Dia 15 de março é dedicado ao consumidor, um ser em constante evolução. Avanços tecnológicos, mudanças culturais e sociais moldam as relações e definem, mesmo que momentaneamente, a forma de consumir bens e serviços.

Cada vez mais conectado, o que permite pesquisar, comparar preços, fazer compras e interagir com marcas, o novo consumidor busca personalização na jornada de compra. “O consumidor tem adequado seu comportamento de compra, de acordo com as suas necessidades. Percebemos que as compras por impulso têm diminuído significativamente. A população está com maior educação financeira”, destaca o economista Márcio Rocha.

Ainda de acordo com Márcio Rocha, os últimos indicadores de insolvência das pessoas mostram mais cautela, quando há uma média de 5% de pessoas que não conseguem pagar suas contas. Outro atributo do consumidor moderno é a multicanalidade.

“Como existem meios muito acessíveis para compras a prazo, como lojas físicas, e-commerce, redes sociais e aplicativos, no cartão de crédito, que é a modalidade mais utilizada, as pessoas tendem a fazer compras de bens duráveis com maior frequência, pagando de forma diluída. O mercado segue bem movimentado nas vendagens do varejo e transações de serviços, sendo que grande parcela das pessoas está usando mais o pix como forma de pagamento à vista, e isso indica que a economia está aquecida e com o consumidor agindo de forma mais consciente”.

Consciência, ambiental e social, é outro ponto importante nessa equação na hora de efetivar uma compra.  Muitos consumidores estão preocupados com questões ambientais e sociais, buscando marcas que sejam sustentáveis, éticas e responsáveis.

Para acompanhar as tendências, se adaptar e atender às expectativas desse público, instituições de ensino profissionalizante buscam qualificar como foco nessas transformações. Segundo o instrutor de Gestão e Negócios do Senac Sergipe, Edwards Oliveira, após a análise inicial, a pré-venda é extremamente importante para a conquista do consumidor.

“O processo de pré-venda precisa canalizar o atendimento e ampliar essa satisfação do consumidor. É nessa fase que ele começa ter as primeiras abordagens em relação ao oferecimento do produto. O trabalho de conquista continua após a aquisição do produto, no pós-venda, que é quando o cliente compatibiliza o desejo que ele começou a ter lá no início até o atendimento, ao uso do produto ou quando ele teve o resultado do serviço”, enfatiza o instrutor.

O instrutor relata ainda que nos cursos de gestão ofertados pelo Senac Sergipe é trabalhado com os alunos todo esse processo, desde a intenção do consumidor, o atendimento até a conclusão da compra.

“O Senac aborda muito isso nos cursos de uma maneira geral, principalmente nos de gestão, porque o que nós oferecemos são alternativas para o mercado consumidor, que é o mais importante nessa nossa jornada. Preparamos os alunos para que construam essa relação, que seja satisfatória tanto para quem oferece como para quem compra. O consumidor é peça fundamental de qualquer negócio”.

 

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

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