Na tarde de terça-feira, 11 de março, foi lançado o Programa Nacional de Gestão da Permanência (PNGP), uma iniciativa do Departamento Nacional do Senac, com o objetivo de aprimorar e implementar medidas de apoio para a redução da evasão escolar, direcionado a todos(as) os(as) docentes e equipes pedagógicas dos Departamentos Regionais. O evento teve transmissão nacional por meio do canal YouTube do Senac Brasil.

Na mesma tarde, antecedendo o evento nacional, representantes do Núcleo Nordeste do PNGP do Senac Sergipe lançaram, em reunião presencial na sede em Aracaju e por videoconferência, a “Pesquisa sobre Evasão Escolar”, documento introdutório para o planejamento de ações de 2025, embasado no programa.

Conforme a gerente do Núcleo de Planejamento Organizacional (NPO) do Senac Sergipe, Adriana Rodrigues Nascimento Sampaio, após o diagnóstico do estudo, o Senac Sergipe visa criar um ambiente mais inclusivo e direcionado ao êxito na formação profissional do público discente. “É primordial assegurar que os alunos permaneçam motivados, engajados e superem os obstáculos que possam surgir durante o curso”, pontuou.
O analista de processos do Núcleo de Planejamento Educacional (NPE), representante do DR/SE no Núcleo Nordeste do PNGP, Rafael Dias Ramos, fundamentou a ação institucional.

“Estamos realizando uma pesquisa qualitativa com a finalidade de entender os motivos pelos quais alguns de nossos alunos não concluem os cursos. O estudo será fundamental para identificarmos medidas pedagógicas e administrativas que possam combater e melhorar a retenção de nossos estudantes. Acreditamos que, com os dados coletados, poderemos planejar iniciativas estratégicas mais eficazes para 2025, garantindo um melhor direcionamento das ações nas nossas Unidades Educacionais”, concluiu Ramos.