A realização da XIII Feira de Artesanato e Confecção de Tobias Barreto (FacTob), movimentou o Distrito Industrial do município, durante os dias 29 e 30 de setembro e 1º de outubro. Contando com cerca de 80 estandes, diversos shows e exemplos de empreendedorismo, o evento foi encerrado com o desfile da coleção Recamar, elaborada por alunos do curso de estilista do Senac Sergipe, inspiradas no Richelieu, renda produzida por bordadeiras da cidade.
Foram apresentados oito looks, com modelagens tradicionais e românticas, remanescentes da renascença italiana. Assim como o bordado Richelieu, que surgiu na Itália e foi trazido para o Brasil pelo Cardeal Richelieu da corte do rei Luiz Felipe XII da França, chegou a Tobias Barreto, onde hoje faz parte da cultura da cidade, a coleção uniu culturas e conceitos, aliados às tendências contemporâneas.
Tradicionalmente usado em peças para o lar, a coleção Recamar trouxe o Richelieu para o vestuário feminino, ressignificando os fios, as linhas e os pontos. Em recortes vazados com os tradicionais desenhos florais inseridos em cortes assimétricos com sobreposições, mangas plissadas, e detalhes localizados.
A coleção, elaborada pelos alunos Lourdes Soares, Josefa Villa Nova, Mirian Xavier, Maria do Carmo, Dicelma Batista, Rafaela Fontes, Adevania Almeida, Edvania Oliveira, Claudiana de Santana, Paulina Coluthy, Jennifer Izidio e Tiffany Figueiredo, enaltece o ideal feminino, englobando aspectos de força e perseverança, mas também de carinho, delicadeza e, acima de tudo, amor. A turma do curso de Estilista teve total apoio de Jô Menezes, da Casa Richelieu, de Tobias Barreto.
Produzir e desfilar com peças que unem história e delicadeza, encheram de orgulho a aluna do curso e modelo Jennifer Izídio.
“Foi muito gratificante para mim, desfilar as peças da Coleção Recamar, porque carregam uma história, cheia de técnica e delicadeza. A coleção reflete o trabalho de uma equipe que revelou todo o zelo e amor em forma de detalhes e acabamentos. Como modelo e estudante de estilista, foi muito bom enxergar esses sorrisos e acenos da plateia, sobre algo planejado e confeccionado com muito carinho e cuidado. A moda sempre foi e continuará sendo um epicentro, não só de estilos, mas também de movimentos e comportamentos. A coleção Recamar o bordado que é uma técnica e arte que requer delicadeza”.
De acordo com a instrutora de Moda do Senac, Karinne Sá, os alunos conseguiram captar a essência do bordado e produzir peças que revelam a delicadeza e autenticidade do trabalho feito pelas mãos talentosas das bordadeiras da Casa Richelieu, do povoado Brasília.
“Para os alunos, participar de um evento como esse traz autoconfiança e fortalece ainda mais o eixo educacional da moda do Senac. Eles tiveram a oportunidade de experimentar algo novo, de mostrar criações autorais, de colocar em prática o que foi aprendido em sala de aula, e revelar todo o talento que possuem para o público em geral e representantes do comércio local. É muito importante os alunos viverem essas situações de protagonismo, ajudando-os a se posicionarem no mercado de moda”.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.