DestaquesInclusãoInteriorizaçãoNotícias

Fecomércio assina convênio com governo para profissionalizar jovens da rede pública de ensino


Fecomércio assina convênio com governo para profissionalizar jovens da rede pública de ensino

O presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Marcos Andrade, assinou na manhã desta segunda-feira, 7, o convênio, , por meio do Senac,  com o Governo do Estado, para oferta de cursos profissionalizantes para mais de 1,2 mil alunos do ensino médio da Rede Pública Estadual e egressos e concludentes do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A assinatura aconteceu durante a solenidade de reinauguração do Ginásio Constâncio Vieira e abertura das comemorações do Dia do Estudante, contando com a participação de autoridades, de cerca de 6 mil alunos e professores de todo o Estado.

governoAcompanhando do vice-presidente, Alex Garcez e pelo diretor Regional do Senac-SE, Marcos Sales, o presidente do Sistema S em Sergipe, esteve Marcos Andrade, definiu esse como um momento ímpar do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc).

“Nós do Sistema CNC-Fecomércio-Sesc- Senac desenvolvemos um trabalho de excelência. Somente em 2022, foram mais de 16 mil alunos qualificados para o mercado de trabalho, com certificação reconhecida pelo Ministério da Educação. Com este convênio, cerca de 3 mil alunos da rede pública vão ter acesso a cursos do Senac, reconhecida como a maior escola profissionalizante do país. Quero parabenizar o governador Fábio Mitidieri e ao secretário Zezinho Sobral por essa visão, esse olhar minucioso com a educação dos nossos jovens. Somos parceiros nessa jornada e para este ano estão previstos investimentos em torno de R$ 32 milhões, em cursos gratuitos”, ressaltou Marcos Andrade.

presidenteAs qualificações possuem carga horária em torno de 160 horas/aula e começam ainda este mês, em escolas estaduais de 30 municípios sergipanos, que serão atendidos pelas unidades do Senac Sergipe, da capital e do interior, inclusive por meio da Unidade Móvel (UM).

O secretário e vice-governador Zezinho Sobral afirmou que este convênio é uma ação integrada, com o olhar voltado para o jovem.

educação“Essa parceria com o Senac é a somação de esforços para a realização de uma ação importante e integrada. Quero agradecer a Marcos Sales, protagonista deste momento. Estamos ampliando os investimentos na Educação e trazendo qualificação técnica e profissional para 3,1 mil jovens da rede pública e egressos”.

Falando para os jovens presentes na solenidade, o governador Fábio Mitidieri frisou que o futuro dos sergipanos depende da qualidade de ensino que será dada à juventude.

“Ensino de qualidade é prioridade desse Governo. Vocês, jovens, podem e devem cobrar uma educação melhor. Vocês têm direito de cobrar salas melhores, merenda escolar melhor e nós a obrigação de trabalhar para atender ao pleito de vocês”.

 

Ampliando perspectivas

 

Ser monitora abriu as perspectivas da aluna Leticia Silva Santos, 17 anos, do Centro de Excelência Joana de Freitas Barbosa, em Propriá.

“Com a monitoria, aprendi a me comunicar mais com o público, me interessei em estudar mais e ainda ensino sobre o que é ser monitor para outros colegas. Tem me ajudado bastante na socialização com outras pessoas e agora estou animada com a possibilidade de fazer cursos de educação profissional”.

A alagoana Kyza Santos Alves, 17 anos, é estudante do Ensino Médio do Centro de Excelência Professora Maria Ivanda de Carvalho Nascimento e quer fazer a qualificação de Agente de formação turística.

“Aprender sobre os patrimônios culturais vai me ajudar, pois pretendo seguir a área de história, de humanas. Tenho grande amor por saber tudo que aconteceu e que deve ser lembrado e nunca repetido. Saber a história dos nossos patrimônios e como devemos preservá-los vai me ajudar no meu futuro profissional”.

Aluna do EJA do Centro de Excelência Edelzio Vieira de Melo, a capelense Sabrina Santos Marcelino, 18 anos, sonha em fazer Medicina.

“Tudo que eu puder aprender na área da saúde, nesses cursos profissionalizantes que serão ofertados agora, será mais um passo dado para alcançar o meu objetivo mais adiante”.

 

 

 

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. Presidida por Marcos Andrade, a entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Compartilhe

Pular para o conteúdo