DEPDestaquesNotíciasSenac Capacita

Senac Capacita reúne equipes da capital e interior para atualização do modelo pedagógico

Neste primeiro encontro o foco foi a elaboração dos projetos integradores alinhados com os ODS
Senac Capacita reúne equipes da capital e interior para atualização do modelo pedagógico

A Divisão de Educação Profissional (DEP) iniciou na tarde de sexta-feira, 22, o projeto ‘Senac Capacita – Formando Educadores para o Futuro’. Neste primeiro encontro, realizado de forma híbrida com as equipes da capital e do interior, o tema abordado pela gerente do Núcleo de Desenvolvimento e Implementação Educacional (NDIE), Cristiane Tavares, foi “Construindo soluções sustentáveis: Projeto Integrador, Prática Interdisciplinar e Alinhamento com os ODS”.

Capacita EcosNa abertura do encontro, a psicóloga Organizacional e do Trabalho e coordenadora do Programa Ecos no Senac-SE, Rosineide Borges Fontes, aproveitou para falar sobre o programa de sustentabilidade desenvolvido pelo Sistema S.

“O programa Ecos é desenvolvido pela nossa instituição, mas adotar medidas sustentáveis, nos conscientizarmos que precisamos cuidar mais da natureza, do planeta, traz benefícios para todos”, reforçou Rosineide Fontes, ao apresentar o ciclo 2024 do programa Ecos.

Em sua palestra, a gerente do NDIE enfatizou que o objetivo é implementar métodos inovadores de ensino, promovendo a interatividade e o engajamento dos alunos.

“Esta proposta pode ajudar a melhorar a qualidade do ensino, tornando as aulas mais dinâmicas e envolventes para os alunos, além de estimular o desenvolvimento contínuo dos instrutores. No caso do módulo de hoje, a ideia central é colocar os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, os ODS, dentro dos Projetos Integradores dos cursos do Senac. A pretensão é institucionalizar essa prática pedagógica”, disse Cristiane Tavares.

SenacOs analistas de processo educacional Renata Priscila Silva Ferreira e Rafael Dias Ramos apresentaram ferramentas que ajudam a construir o Projeto Integrador, atendendo as marcas formativas do Senac.

“Além de alinhar o modelo pedagógico, é fazer com que todos os nossos instrutores estejam capacitados nas metodologias que o Senac possui para aplicar durante os cursos. Este primeiro encontro foi voltado para o Projeto Integrador, no qual o instrutor precisa saber do conceito e as práticas que precisam ser construídos desde o início até a conclusão do curso. Mostramos como elaborar o projeto, se baseando nas marcas formativas do Senac e agora com a inclusão das ODS, para que tenhamos ações inovadoras e diferenciadas na formação dos alunos”, ressaltou Renata Priscila Silva Ferreira.

Capacita“A intenção é trabalhar o modelo pedagógico do Senac, que este ano completa 10 anos de implantação nacional. Uma das solicitações do Departamento Nacional é que cada Regional trabalhe a atualização do modelo pedagógico, e a Divisão de Educação Profissional do Senac Sergipe trouxe para nós a premissa para atualizarmos esse conteúdo com todos os instrutores e analistas, enfatizando o alinhamento com as ODS”, explicou Rafael Dias Ramos.

capacita“É muito importante que a equipe de instrutores, pedagogos e técnicos trabalhem em unicidade para garantir que o trabalho flua de forma igual. Isso significa que todos devem compartilhar objetivos comuns, estar alinhados e em consonância com os valores desta instituição de ensino. O Projeto Integrador, assim como todo o processo é trabalho em conjunto. A comunicação aberta, o respeito mútuo e a colaboração são fundamentais para criar um ambiente educacional harmonioso e produtivo. Quando a equipe trabalha em unicidade, os alunos se beneficiam de uma experiência educacional mais consistente e de qualidade”, enfatizou a coordenadora dos Cursos EAD do Senac Sergipe, Shirlayne Lopes.

Para o instrutor de Turismo, Paulo César de Oliveira, a proposta do Senac Capacita, de alinhar e atualizar o modelo pedagógico da instituição é essencial para que todos falem uma mesma linguagem.

“É muito interessante essa proposta de tornar o corpo docente conhecedor da metodologia de desenvolvimento das competências do Senac. Todos tendo a mesma visão e o mesmo entendimento da metodologia usada, o nosso cliente, que é o aluno, terá a mesma formação do valor de ser profissional. O docente integrado irá fazer um trabalho uno em suas áreas específicas, mas seguindo o modelo pedagógico da empresa da qual fazemos parte”.

Contando com as equipes dos Centro de Educação Profissional (CEP) da capital e do interior, o próximo Senac Capacita está agendado para o dia 24 de maio, quando será abordado o tema “Itinerários Formativos”.

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Compartilhe

Pular para o conteúdo