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Economia e acessibilidade: projetos integradores do Senac propõem soluções para setor de supermercados 

As soluções apontadas por alunos de duas turmas, Operador de loja e Operador de supermercado, englobam cinco dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Economia e acessibilidade: projetos integradores do Senac propõem soluções para setor de supermercados 

Alunos do Senac Sergipe estão atentos na elaboração dos Projetos Integradores com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que passaram a ser tópicos necessários para preparação dos trabalhos de conclusão de curso na instituição. Duas turmas, uma do curso Operador de loja, depósito e patrimônio, e outra de Operador de supermercados, apontaram soluções viáveis para adoção de energia limpa e de transformação de supermercado em ambiente mais inclusivo. As turmas foram ofertadas em parceria entre a Secretaria de Estado do Trabalho, o Grupo Cencosud e o Senac.

O tema da turma de Operador de loja foi “ODS para Rede de supermercado: energia limpa e acessível para todos”, o qual apontou o alto custo da energia tradicional, as crescentes emissões de gases de efeito estufa e a falta de acesso à energia confiável em algumas regiões. Nesse contexto, a busca por energias renováveis nos supermercados é impulsionada por uma combinação de fatores, incluindo preocupações ambientais, viabilidade econômica, imagem corporativa e segurança energética.

Uma medida é a adoção da energia solar, que é uma fonte de energia limpa e sustentável que não emite poluentes ou CO2. As práticas sustentáveis geram credibilidade no mercado, simpatia do consumidor, maior lucratividade e economia financeira, a exemplo de garrafas retornáveis; disponibilizar alimento próximo da validade para os funcionários consumirem no refeitório, incentivar os clientes a utilizar produtos ecologicamente amigáveis e oferecer pontos que podem ser trocados por descontos ao serem devolvidos; colocação de  além de lixeiras para reciclagem dentro e fora do supermercado; vendas de sacolas de plástico faz com que o consumidor evite desperdício de sacolas, e ter pessoas qualificadas para manutenção de equipamentos.

Já a turma de Operador de supermercado, elaborou o Projeto Integrador sobre a “Tecnologia e Acessibilidade no Atendimento para PCDs em Supermercados”. Os alunos justificaram o tema, observando que os supermercados são espaços essenciais para a vida cotidiana, onde as pessoas adquirem alimentos, produtos de higiene pessoal e outras necessidades básicas.

No entanto, para muitas Pessoas com Deficiência (PCDs), estes estabelecimentos representam um desafio de acessibilidade. Barreiras físicas, comunicação limitada e falta de recursos específicos podem tornar a experiência de compra para esse público desafiadora, limitando sua autonomia e independência. Sob essa ótica, os alunos realizaram uma análise detalhada das principais dificuldades enfrentadas por PCDs ao realizar compras em supermercados, levando em consideração diferentes tipos de deficiências e necessidades individuais.

A partir do levantamento de dados, os alunos apontaram 18 soluções que podem ser adotadas por supermercados, dentre elas o app ShopGuia, TVs interativas, carrinhos e cestas adaptadas, totens de mapeamento, estrutura dos espaços físicos, melhores sinalizações de placas, espaço de acolhimento, treinamento e desenvolvimento de equipe e campanhas de conscientização.

ODS nos projetos

As soluções apontadas pelos alunos da turma de Operador de loja atendem os ODS 4 (Educação de Qualidade), 7 (Energia Limpa e Acessível) e 12 (Consumo e Produção Responsáveis). A de Operador de supermercado englobou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4 (Educação de Qualidade), 8 (Trabalho Digno e Crescimento Econômico), 9 (Inovação e Infraestrutura) e 10 (Reduzir as desigualdades).

O uso dos ODS nos projetos integradores foi estabelecido pelo diretor Regional do Senac Sergipe, Marcos Sales, no dia 11 de abril deste ano, mediante adoção de Ordem de Serviços Educacionais, conforme informa a gerente do Núcleo de Desenvolvimento e Implementação Educacional (NDIE), Cristiane Tavares.

“Pensamos em instituir os ODS nos projetos integradores, considerando pelo menos três motivos: interdisciplinaridade, uma vez que eles abrangem uma ampla gama de temas, como educação de qualidade, igualdade de gênero, energia limpa e acessível; pelo engajamento social, pois propõem ações concretas para enfrentar desafios globais, como a erradicação da pobreza e a promoção da saúde e bem-estar, e pelo desenvolvimento de competências para o século XXI, já que a abordagem dos ODS permite que os alunos desenvolvam competências fundamentais para atuar no mundo do trabalho, tais como pensamento crítico, resolução de problemas complexos, colaboração e comunicação eficaz”.

 

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

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