Case de SucessoDestaquesNotícias

“Ser Jovem Aprendiz no Senac/SE me fez ativar o empreendedorismo”

Ramon Oliveira ingressou no programa aos 16 anos e hoje é sócio proprietário da Barbearia Pai e Filho
“Ser Jovem Aprendiz no Senac/SE me fez ativar o empreendedorismo”

Quando começou a sua jornada como Jovem Aprendiz, em 2010, Ramon Santos Maciel de Oliveira não imaginou o caminho que percorreria. Aos 28 anos, graças aos cursos que fez no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/SE), ativou o empreendedorismo.

Ramon Santos

“É um prazer poder contar um pouco da minha história, da minha jornada profissional iniciada no Senac, aos 16 anos, quando fiz parte do processo de Jovem Aprendiz da instituição. Meu primeiro curso foi de auxiliar administrativo e depois fiz mais dois cursos: aprendizagem em serviços e comércio e em atendimento em ambientes hospitalares. Aprendi várias coisas nesses cursos”, relembra.

Na época do Curso de Aprendizagem, Ramon passou por três empresas, onde teve a oportunidade de colocar em prática o que aprendeu nas salas de aula do Senac.

“Esses anos de aprendizagem fizeram uma diferença gigantesca na minha vida profissional. Trabalhei no primeiro ano no Boticário, depois passei pela Riachuelo e por último pelo Hospital São Lucas. Coloquei em prática o que aprendi sobre competências básicas para o trabalho, vivência na empresa, comunicação corporativa, administração e organização para o trabalho, noções de planejamento estratégico, recepção e ao cliente, cadastro e crediário, noções de administração de materiais, telemarketing, desenvolvimento de projetos, matemática instrumental, informática básica e muitos outros tópicos”.

Na avaliação de Ramon, todo processo de aprendizagem do Senac é completo, e dá segurança ao jovem, na hora de ingressar no mercado de trabalho, pois já chega preparado e fortalecido.

“A dificuldade e o desafio para a juventude é conseguir seu primeiro emprego. Esse processo de aprendizagem do Senac é um facilitador. Até para o empregador, contratar alguém que está sendo treinado em como se comportar num ambiente de trabalho, como tratar o cliente, como se portar diante das pessoas, representa uma segurança. Eu gostaria que todo e qualquer jovem pudesse passar pelo processo de aprendizagem do Senac, antes mesmo de começar a trabalhar”.

Empreendedorismo

Ramon justifica o motivo da sua defesa e ressalta as qualidades que podem ser adquiridas pelos jovens aprendizes, a passar pelo programa do Senac.

“Para mim, fazer parte desse projeto significou muito mais do que ganhar dinheiro para gastar, que é a mentalidade da maioria da juventude. E o processo de Jovem Aprendiz faz uma transformação na mentalidade da juventude, dá uma visão diferente de trabalho, de responsabilidade, empreendedorismo e gestão. Isso é fundamental para quem quer ingressar no mercado de trabalho”, declarou, ressaltando que o programa o ajudou bastante pelas empresas por onde passou.

“Sempre tive minhas metas e objetivos e por onde passei sempre fui proativo, o que me fez ter oportunidades melhores. E todo esse conhecimento,  devo muito ao curso de aprendizagem. Me tornei um excelente profissional e me capacitei para hoje ser um empreendedor, tudo isso graças ao Senac, que estimula aos jovens sempre estarem aprendendo”.

Atualmente Ramon é sócio e administrador da Barbearia Pai e Filho, que já possui duas unidades no Bairro Farolândia, zona Sul de Aracaju.

“Mais de 50% do conteúdo que domino e do empreendedorismo que tenho atualmente, vem lá da base de tive, quando fiz os cursos no Senac. E se os jovens, de alguma maneira, tiverem a oportunidade de fazer parte do programa de aprendizagem da instituição, não devem deixar a oportunidade passar. Quando temos conhecimento e capacitação ninguém tira, principalmente quando ofertados pelo Senac, uma instituição de respeito e que tem o reconhecimento da sociedade”.

 

Compartilhe

Pular para o conteúdo