AracajuCurso Tecnico AracajuDestaquesGastronomiaNotícias

Primeira turma do curso Técnico em Gastronomia aberta pelo Senac conta com três PCD’s

Instrutores criaram uma cápsula do tempo com os alunos, que será aberta no final do curso
Primeira turma do curso Técnico em Gastronomia aberta pelo Senac conta com três PCD’s

O Senac Sergipe realizou na noite de segunda-feira, 21, a aula inaugural da primeira turma do curso Técnico em Gastronomia, ofertado no Centro de Educação Profissional (CEP) de Aracaju. Esse primeiro grupo conta com 17 alunos, sendo uma pessoa com deficiência motora e duas delas com deficiência auditiva. Para garantir a inclusão e acesso a todo o conteúdo do curso, as aulas contarão com intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

gastronomiaO acolhimento dos novos alunos foi feito pelo diretor de Educação Profissional, Adalberto Trindade de Souto; pelo gerente do Centro de Gastronomia e Turismo (CGT), José Américo Siqueira, a analista pedagógica Cristina Feitosa; a nutricionista Ellen Moura; a técnica em gastronomia, Marta Moreira Aguiar, além dos instrutores Graciana Ramos, Suellen Dalbosco, Edivane Teles, Jefferson Carvalho e Marta Faro.

“Temos a certeza de que este curso vai atender as expectativas e realizar os sonhos de vocês, e talvez, quem sabe, daqui há um ano de três meses, quando forem finalizadas as aulas, sejam revelados aqui chefs que terão destaque nacional e até mesmo internacional. A nossa equipe de instrutores é preparada e o Senac possui equipamentos modernos para as aulas práticas. Seja todos bem-vindos!”, declarou Adalberto Trindade de Souto.

“Estaremos sempre à disposição de todos, no que necessitarem e toda a equipe está comprometida para que vocês façam um curso de excelência”, enfatizou José Américo Siqueira, gerente do Centro de Gastronomia e Turismo (CGT).

O desejo para que os alunos se encontrem nas diversas possibilidades do mundo gastronômico é coletivo da equipe envolvida com o curso.

“Em sala de aula, vocês vão estar sempre sendo avaliados, pelo desenvolvimento, comportamento, participação, dentro das competências que o curso exige. No Senac, entendemos que essa avaliação é construída no dia a dia, na troca de experiência com os demais colegas e instrutores. Toda essa equipe, junto com vocês, vai trabalhar para que todos os conceitos do Senac sejam alcançados para a formação plena de cada um”, informou Cristina Feitosa.

Cada instrutor se apresentou e destacou o passo dado pelo Senac, ao passar a ofertar o curso Técnico em Gastronomia.

“Aproveitem para construir e colocar toda a criatividade de vocês neste curso. Dentro da gastronomia existem muitos nichos de atuação e vocês vão ter um ano e quatro meses para se identificarem com o que têm mais habilidade, com o que mais gostam. Queremos desejar a vocês um aprendizado cheio de descobertas e novas experiências. Esta casa recebe vocês com muita alegria e muito carinho”, desejou Edivane Teles.

Um a um, os alunos também foram convidados para falar sobre seus sonhos, expectativas e anseios sobre o curso.

“Eu tinha uma agência de viagens, mas a pandemia me fez fechar a empresa e mudar de ramo. Hoje trabalho com um delivery de comida caseira, mas de forma bastante intuitiva e vim fazer o curso para me aprimorar, porque entendo que todo conhecimento é necessário. Já fiz outros cursos aqui no Senac, gosto da instituição e quando abriu esse, não pensei duas vezes e fiz a inscrição”, declarou Arlenildo da Andrade Couto.

“Fiz alguns cursos no Senac em 2018 e no ano seguinte já comecei a trabalhar em cozinha. Era designer gráfico, mas resolvi mudar de área totalmente. Quero aprender muito mais e seguir na área de gastronomia”, disse o cozinheiro Valmir Oliveira Santos Júnior.

“Tenho experiência na área de hotelaria, onde comecei como garçonete e hoje sou auxiliar de cozinha, uma área que gosto muito e pretendo me especializar”, afirmou Samira Araújo de Andrade.

Rompendo barreiras

em“Comecei nesse ramo por influência da minha irmã, que é chefe de cozinha. Comecei como serviços gerais, depois me tornei auxiliar de cozinha e ano passado me tornei cozinheiro. Estou com uma expectativa muito grande nesse curso, para ampliar meus conhecimentos gastronômicos”, informou o cozinheiro Raffael Miranda de Sousa, que é deficiente auditivo.

Além dele, o curso tem uma aluna surda, cujo aprendizado está garantido, com o acompanhamento de intérpretes de Libras, Lucas da Paz e Luciano Nascimento, nas aulas. Samira Nunes fez recentemente uma capacitação de preparo de bolos e tortas no Senac, quando soube do curso Técnico em Gastronomia.

“Essa é uma área que eu gosto bastante e que penso em empreender no futuro. Estou bastante animada”, relatou.

Cápsula do tempo

gastronomiaComo primeira atividade, os instrutores envolveram os alunos numa dinâmica sobre o que acrescentariam de ingrediente para melhorar o sabor de um alimento que estavam preparando coletivamente. Cada um escreveu num papel sobre os sentimentos acerca do preparo, a exemplo de amor, paciência etc., que foram armazenados pelos instrutores cuidadosamente numa vasilha. Essa ‘cápsula do tempo’ será aberta na conclusão do curso.

 

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. Presidida por Marcos Andrade, a entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Compartilhe

Pular para o conteúdo