AracajuDestaquesGastronomiaInclusãoNotícias

Carreta Senac finaliza curso de Panetones Doces e Salgados

A iniciativa é uma parceria com o Governo do Estado, através da Seteem
Carreta Senac finaliza curso de Panetones Doces e Salgados

Durante o período do Natal Iluminado, o Senac vem ofertando cursos de qualificação em gastronomia natalina. Os panetones não poderiam ficar de fora. O curso de Panetones Doces e Salgados foi finalizado com sucesso no dia 15 de dezembro, ofertando várias oportunidades para aqueles que participaram.

“Para o Senac representa a missão de formar pessoas com qualidade. Ensinar que não se trata apenas de técnicas, mas comportamentos, habilidades, formas de convivência. Para o Senac, é muito importante levar essas informações para que essas pessoas possam produzir com qualidade e com dedicação. Para os profissionais, é uma oportunidade de empregabilidade, empreendedorismo e formar renda”, apontou o Diretor da Divisão de Educação Profissionalizante do Senac|SE, Adalberto Trindade Souto.

O diretor enfatiza ainda a importância da educação continuada para quem fez os cursos de gastronomia natalina. “É interessante que busquem outras oportunidades, são várias possibilidades. O Senac oferece diversos cursos na área de gastronomia. São vários cursos que podem ajudar a atingir seus objetivos profissionais”, ponderou Aldalberto.

A iniciativa, que pretende fomentar o empreendedorismo, é uma parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem)

“Nós estamos no período natalino, o mercado tá aquecido, nós temos o Natal Iluminado na Praça Fausto Cardoso, nós temos a vila do Natal Iluminado na Orla de Atalaia e temos os espaços para os empreendedores venderem seus produtos natalinos. Essas mulheres estão produzindo panetones deliciosos, com a possibilidade de comercializar, e dessa forma, ir construindo uma independência financeira e levar mais dignidade e o oportunidades para suas famílias”, afirma o secretário da Seteem, Jorge Teles.

Durante o curso, foram aprendidas as técnicas para o panetone salgado e doce, seja ele trufado, recheado ou chocotone. A instrutora do Senac|SE, Edvânia Alves dos Santos explicou, que o diferencial desse aprendizado é a técnica da massa fermentada, que aparece em outras receitas do dia a dia como pães e salgados.

“A técnica da fermentação, a massa fermentada que elas vão poder aplicar o ano inteiro, fazendo pães, salgadinhos assados, porque a técnica se repete nesses outros produtos. Então, elas podem aplicar no natal com a estrela que é o panetone, e levar isso para outras receitas”, garante a instrutora do curso de Panetones Doces e Salgados.

Empoderamento feminino

Os cursos ofertados na carreta, puderam ajudar várias mulheres em busca de empoderamento, independência financeira e destaque no mercado de trabalho. A turma de Panetones doces e salgados, foi composta de 13 mulheres e um homem.

“Esse curso é uma oportunidade. A praça tá recheada de luz, de esperança e essa carreta traz a oportunidade para essas mulheres no natal rechearem seu currículo para uma oportunidade de emprego e até empreender”, enfatiza o superintendente da Seteem, Rafael Melo.

Valmira Oliveira Menezes, foi uma das mulheres que teve a vida transformada pelo curso.

“Eu fiz o curso de confeitaria natalina também. A minha amiga me inscreveu e eu vim para ganhar conhecimento. A partir daí, comecei a mostrar o que nós produzíamos nas aulas nas redes sociais. E me perguntaram se eu conseguiria fazer por encomenda para o Natal. Eu aceitei, e transformei isso num negócio. Não vou conseguir fazer o curso de biscoito Natalino, justamente por causa da quantidade de encomendas que recebi e o choque de horários”, contou a mulher de 54 anos.

“Mas próximo mês eu vou fazer o curso de manuseio de alimentos porque o certificado é importante para que eu continue o meu negócio e abrir minha pequena empresa. Além disso, o certificado vale para todo o país. Por exemplo, se eu me mudar de estado, eu vou levar o certificado comigo”, complementou Valmira.

Não apenas para dar o pontapé inicial, mas o curso possibilitou conhecimento a quem já atuava no mercado. Eliane Santos Melo, de 42 anos, buscou o curso para agregar seu comércio, ela é empreendedora do ramo gastronômico desde 2016. “Uma amiga me disse que estava sendo ofertado o curso de panetones doces e salgados e perguntou se eu tinha interesse. Não pensei duas vezes em participar, porque como tenho uma pequena confeitaria na minha casa, isso iria agregar mais ao meu comércio”, afirmou.

Já para Girleide Alencastro, de 54 anos, é uma forma de superar a barreira da idade. “Eu vim em busca de qualificação. Como tenho 54 anos, e quando você sai do mercado de trabalho, para voltar é muito difícil. E a qualificação dá conhecimento, abre portas, abre novos horizontes. O curso ensina que temos a possibilidade de ter uma renda extra e quem sabe levar isso para a vida”, comentou Girleide, que é egressa do curso de salgadeiro do Senac|SE.

 

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Compartilhe

Pular para o conteúdo