AracajuDEPDestaquesEducaçãoInclusãoLibrasNotícias

Alunos do Ipaese conhecem o trabalho de inclusão e os cursos ofertados pelo Senac

Além de saber sobre as capacitações, eles visitaram a estrutura escolar do CEP de Aracaju
Alunos do Ipaese conhecem o trabalho de inclusão e os cursos ofertados pelo Senac

Alunos do Instituto Pedagógico de Apoio à Educação do Surdo de Sergipe (Ipaese), acompanhados por integrantes da equipe da instituição, estiveram em visita ao Centro de Educação Profissional (CEP) do Senac, em Aracaju. A proposta foi conhecer a estrutura e, principalmente, a acessibilidades aos cursos, capacitações, oficinas, graduações e pós-graduações.

IpaeseO grupo foi recepcionado no auditório, pelo diretor de Educação Profissional, Adalberto Trindade de Souto e pelas equipes dos núcleos de Desenvolvimento e Implementação Educacional (NDIE) e de Promoção e Relacionamento com Egressos (NPRE).

“Aqui, além dos cursos, temos o Banco de Oportunidades, no qual os egressos podem cadastrar seus currículos. O nosso sistema é acessado por muitas empresas, que abrem vagas para PCDs, inclusive por meio do Programa de Aprendizagem, que durante um ano e três meses, o jovem aprendiz faz a parte teórica no Senac e a prática na empresa contratante, e ao final recebe a certificação“,  destacou a gerente do NPRE, Marileide Martins.

ipaeseOs coordenadores de cada segmento apresentaram o portfólio de cursos que o Senac disponibiliza, ressaltando o comportamento do mercado de trabalho e as perspectivas de empregabilidade de cada área. Adalberto Trindade aproveitou a visita dos alunos do Ipaese para reforçar o trabalho de inclusão que é desenvolvido dentro do ambiente pedagógico.

“Nós temos uma pessoa surda em sala de aula no curso Técnico em Gastronomia. A aluna é acompanhada por um dos nossos intérpretes de Libras, garantindo que tenha total acesso aos conteúdos teórico e prático. Em breve, a nossa aluna será chef e quem sabe, montar seu próprio negócio. Esse é apenas um exemplo do que desenvolvemos e que estamos consolidando no Senac em Sergipe. Não há limites para pensar no futuro”, destacou.

Despertando interesse

Ipaese visitaO intérprete de Libras do Senac, Lucas da Paz, interpretou as manifestações de interesse dos alunos do Ipaese.

“Achei uma tarde muito prazerosa, satisfatória. Eu tenho interesse nas áreas de beleza e de moda e neste encontro tive o esclarecimento do que preciso fazer para ter o meu crescimento profissional. Em breve estarei aqui, vou falar com meus pais para eu escolher algum curso do meu interesse”, destacou a estudante Gabrielle Canuto, 30 anos.

“Foi a minha primeira visita ao Senac. Muitas vezes passei na frente da instituição e sempre me perguntava o que fazia, do que tratava. E nessa visita junto com o Ipase, tive a oportunidade de conhecer o que o Senac, através dos técnicos de cada área, que explicaram sobre os cursos e o que temos que fazer para estudar no Senac, pois a minha vontade é fazer o curso de barbeiro. Em 2024 venho aqui fazer a minha matrícula também”, declarou o estudante Dhomini Santana, 20 anos.

Jéssica de Oliveira Paz, 37 anos, que é auxiliar de coordenação do Ipaese, enfatizou a importância da visita.

“Foi bastante relevante, pois eles estão próximos de finalizar os estudos conosco e nesta tarde tiveram a oportunidade conhecer os cursos do Senac, para que possam pensar no futuro. E foi perfeito, porque a equipe pedagógica mostrou as qualificações que são ofertadas em diversas áreas e com certeza, despertou neles a vontade de se profissionalizarem”

Para a analista do NPRE, Sílvia Conceição, que acompanha de perto os alunos com deficiência, esse encontro foi uma oportunidade de apresentar a instituição, falar do Programa de Acessibilidade que disponibiliza benefícios para as pessoas com deficiência, ampliando assim o acesso a qualificação dentro de sua área de interesse.

“Foi um momento muito rico, pois os alunos ainda não conheciam esse novo horizonte para continuar os estudos e a busca pela qualificação profissional. A maioria não sabia que poderia ter acesso aos cursos do Senac com isenção ou desconto. Foi gratificante perceber o interesse de cada um deles, ao conhecer o portfólio do Senac, a instituição e o trabalho de inclusão que desenvolvemos”.

 

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Compartilhe

Pular para o conteúdo