AprendizagemAracajuDestaquesNotícias

Jovens aprendizes do Senac apresentam aplicativo que visa auxiliar o fluxo de distribuição de documentos no TJSE

A turma foi piloto em Sergipe, do “Programe seu futuro”, lançado pelo Departamento Nacional do Senac
Jovens aprendizes do Senac apresentam aplicativo que visa auxiliar o fluxo de distribuição de documentos no TJSE

Um desafio que após 10 meses foi concluído com sucesso. Formada por 25 jovens com idades entre 14 e 24 anos, a turma do Programa Jovem Aprendiz apresentou na manhã desta terça-feira, 25, o projeto integrador “Shigueru-RMD”, um aplicativo que visa auxiliar o fluxo de distribuição de documentos, dentro do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE). , para ser colocado em prática pelas regionais.

Os formandos do curso de Programação de Sistemas com Aplicações Financeiras, viabilizado por meio de parceria com a Coordenadoria da Infância e Juventude do TJSE, fizeram a apresentação para a equipe do Senac-SE e juízes e integrantes do Judiciário.

 

“Identificamos meios de melhorar o recebimento e distribuição de documentos no TJ. Então, pensando em tornar esse fluxo mais seguro, criamos o aplicativo ‘Shigueru-RMD’, com o qual é possível acompanhar toda a destinação, até o final, de cartas, intimações, depoimentos, mandados, dentre outros”, explicou a estudante Laiane Rocha de Jesus, agradecendo pelos demais colegas, a oportunidade que tiveram em fazer parte do programa.

“Cada um aqui tem uma realidade, parecida em alguns aspectos e bem diferente em outros. Mas nos desafiamos, fomos incentivados e chegamos até aqui. Temos que dar o nosso melhor em tudo. Queremos agradecer a todos pelo apoio que sempre nos deram, os instrutores, a equipe do Senac e aqui no Tribunal de Justiça”.

O sentimento de gratidão e dever cumprido também estavam presentes entre os instrutores, o técnico de Tecnologia da Informação, Cláudio Cândido, e a equipe pedagógica do Senac Sergipe.

“Mesmo sendo uma escola de educação profissional que atua no mercado há vários anos, sempre é um novo desafio quando iniciamos uma nova turma, porque lidamos com públicos que têm realidades diferentes, e isso nos tira da zona de conforto para prepará-los da melhor forma. E quando o curso chega ao final e percebemos o resultado, a sensação que temos é de dever cumprido”, destacou o gerente do Centro de Educação Profissional de Aracaju, Antônio Santana.

Foram 10 meses de aulas teórica e práticas, com carga horário de 800 horas/aula, aplicadas pelos instrutores de Tecnologia e Informação do Senac, Ewerton Shigueru e Nágila Caroline, que resultou da criação do aplicativo ‘Shigueru-RMD’

“Vários nichos foram apresentados para os alunos durante o curso, a exemplo de planilhas, programação inicial, sistemas de informação, banco de dados, lógica de programação. Os jovens aprendizes aprenderam tudo que é necessário para a criação de programas”, explicou Nágila Dória.

O encerramento do curso foi acompanhado pela juíza Iracy Mangueira, Coordenadora da Infância e Juventude do TJSE, que fez questão de ressaltar que a viabilidade do Programa Jovem Aprendiz só foi possível a partir de um termo de cooperação assinado entre o TJ, os Ministérios Públicos de Sergipe e do Trabalho, e o Senac.

“Foi graças a essa parceria e ao engajamento desses órgãos que conseguimos ofertar cursos profissionalizantes para esses jovens e adolescentes. Através do Programa de Aprendizagem, eles são inseridos no mercado de trabalho na condição de aprendiz. E a realização das aulas nas dependências do tribunal nos ajudou a pensar nos projetos voltados para eles, a partir das expectativas e perspectivas deles”, informou a magistrada.

A gerente Marileide Martins e a analista educacional Martha Luiza Santana, do Núcleo de Promoção Social e Relações com Egressos (NPRE) também acompanharam a apresentação, ao lado da coordenadora pedagógica, Flávia Ribeiro e demais integrantes da equipe do Senac.

“Essa turma foi piloto, um desafio lançado pelo departamento nacional, e que está sendo concluído com êxito. Queremos dizer a vocês que continuem avançando, pois é através da educação que conseguimos transformar vidas. Nós acreditamos e batemos sempre nessa tecla. Não parem aqui, continuem estudando e se aperfeiçoando”, falou Flávia Ribeiro.

 

aplicativoPrograme seu Futuro

As tecnologias vêm se tornando cada vez mais importantes em todos os cenários, sendo os sistemas de informação ferramentas fundamentais para a gestão e controle das informações. Estudo realizado pela Brasscom revela que falta mão de obra especializada para atuar na área de TI. Até 2024, o setor deve abrir cerca de 290 mil vagas.

Diante desse cenário, em parceria com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o Senac desenvolveu o Programa de Aprendizagem Profissional de Qualificação em Programação de sistemas com aplicações financeiras, “Programe seu futuro”, construído sob medida para proporcionar empregabilidade aos jovens e para contribuir com a qualificação de profissionais em Tecnologia da Informação, com foco no setor financeiro.

O programa tem como objetivo formar jovens aprendizes para atuarem em empresas que utilizam Tecnologia da Informação, promovendo o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, que são imprescindíveis para a atuação do profissional do século XXI e oferece também conhecimentos em inglês básico para TI e Educação financeira.

 

Transformação de vidas

 

Com 20 anos, José Thawan dos Santos é um dos 25 formandos. Ele toca viola na Orquestra Jovem de Sergipe e foi aprovado no Enem para o curso de Física na Universidade Federal de Sergipe (UFS).

“Me inscrevi no programa esperando aprender e enriquecer meu currículo, e minhas expectativas foram atendidas. O que aprendi nesses meses, vou levar para a vida”.

“Hoje eu sei como montar slides e mexer no computador, dentre tantas outras coisas que aprendi durante o curso. Sem falar no acolhimento e na convivência que tivemos no Tribunal de Justiça. Só temos que agradecer pelos dias de grande aprendizado”, ressaltou Laura Caetano Nascimento de Jesus, 19 anos, que está cursando o 3º ano do ensino médio.

 

*Com informações Ascom/TJSE

 

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. Presidida por Marcos Andrade, a entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Compartilhe

Pular para o conteúdo