AprendizagemAracajuCase de SucessoDestaquesNotícias

De Mãe para filha: Senac oportuniza mudança de vida através de gerações    

A história de superação de uma mãe com a instituição, estimulou a filha a entrar no programa Jovem Aprendiz
De Mãe para filha: Senac oportuniza mudança de vida através de gerações    

 O trabalho e a renda trazem dignidade para as famílias. E a missão do Senac é aproximar as pessoas das oportunidades do mercado de trabalho. Para Arilza Pereira dos Santos, e para muitas outras mulheres sobreviventes de suas próprias histórias, vai muito além de uma oportunidade de engrandecimento profissional: representa uma mudança de vida.

vidaAos 32 anos, a mãe solo de dois filhos enfrentou um período de depressão profunda. Arilza, não tinha perspectiva de melhorar sua vida, suas expectativas eram as mais pessimistas possíveis. Contudo, através de uma vizinha, recebeu inspiração para trilhar um caminho até o Senac.

“Ela viu esse curso gratuito e me inscreveu. Ela chegou a perguntar se eu queria ir, mas eu iria responder que não queria. Para quem tem depressão, não é fácil aceitar. Mas para glória do Senhor Jesus, ela me inscreveu mesmo assim. A partir disso, fui me esforçando ao máximo para melhorar, indo todo dia no Santa Maria, que era onde o curso era ministrado”, contou a mãe.

Arilza Pereira, que atualmente tem 39 anos, fez o curso de manicure e recebeu o certificado. “Fui muito ajudada com esse curso, porque venci a depressão, ocupando meu tempo com os colegas, aprendendo a fazer as unhas. Eu não esperava sair daquele poço que estava, mas consegui”, disse.

O testemunho de vida, comoveu as pessoas da localidade que a presentearam com os materiais que sustentariam seu trabalho como manicure durante mais de um ano. “Por 7 anos, foi a minha única fonte de renda”, acrescentou.

Jovem Aprendiz

Devido a um situação familiar, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), fez uma indicação do Jovem Aprendiz para os seus filhos. O programa tem como objetivo a inclusão social dos jovens no mercado de trabalho, permitindo que desenvolvam competências teóricas e práticas.

A filha mais nova de Arilza, Allana Barbosa Pereira, de 16 anos, sempre quis trabalhar e já tinha tido contato com o Senac através de seus colegas, que já eram aprendizes.

“Sempre foi um desejo ter acesso aos cursos do Senac, minha mãe até tentou me colocar e não conseguiu, mas agora eu recebo a gratificante oportunidade”, afirmou a estudante do segundo ano do ensino médio. A adolescente ingressa no programa cursando Aprendizagem profissional de Qualificação em Serviços Administrativos, trabalhando para a empresa Serviços de Vigilância Patrimonial Sacel.

 

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Compartilhe

Pular para o conteúdo