1º Congresso de Educação ProfissionalInovação e TecnologiaNotíciasSenac SE

Oficinas do 1º Cepti fortalecem práticas pedagógicas e ampliam o uso da tecnologia no Senac Sergipe 


Oficinas do 1º Cepti fortalecem práticas pedagógicas e ampliam o uso da tecnologia no Senac Sergipe 

As oficinas integraram a programação do Congresso de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação 2026 (Cepti) e contribuíram para a ampliação do conhecimento técnico e pedagógico de instrutores e equipes do Senac Sergipe. As atividades aconteceram, na sexta-feira, 6/1, no Polo Senac de Inovação, Ciência e Tecnologia (ICTec), em Aracaju, e tiveram como foco a qualificação do ensino por meio de metodologias inovadoras e do uso estratégico da tecnologia. 

Voltado para gestores, assessores, instrutores, pesquisadores, equipes pedagógicas e colaboradores, o evento promoveu reflexões e práticas sobre educação profissional, experiências exitosas, iniciativas institucionais e a aplicação consciente de ferramentas tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem. 

Entre as oficinas ofertadas, destacou-se “Canva Pro na Prática Docente: da criação à programação educativa com IA”, ministrada pelos instrutores da área de informática do Senac Sergipe, Mikaela de Andrade e Allan Araújo. A atividade apresentou possibilidades de uso da plataforma Canva, aliada à inteligência artificial, como recurso pedagógico. “Precisamos utilizar a IA a nosso favor. Na nossa função, com o Canva Pro ou mesmo a versão básica, é possível realizar diversos processos que potencializam as aulas”, ressaltou Allan Araújo. 

O instrutor Vitor Santos, da área de informática da Unidade Móvel do Senac Sergipe, participou de duas oficinas e destacou a relevância da programação. “Achei edificante a diversidade de temas atuais, que muitas vezes não temos contato no dia a dia. Participei das oficinas de Edição de Vídeo e de Canva, que trazem ideias práticas sobre o uso da tecnologia em sala de aula. Esses conteúdos agregam muito ao nosso valor profissional e pessoal, além de contribuir para uma melhor relação com os alunos”, afirmou. 

A programação contou ainda com a oficina “Prompt de IA para Educadores”, ministrada pelo especialista em tecnologias educacionais do Senac Rio Grande do Norte (RN), José Renato Rodrigues da Silva. Ao final da atividade, o especialista compartilhou com o público um panorama sobre a metodologia aplicada. “Criamos um modelo de prompt que atende a requisitos como persona, objetivo, detalhes, exemplo e resultado, e praticamos isso com a turma. Ao utilizar essas técnicas, a assertividade das respostas é significativamente maior”, explicou. 

José Renato destacou ainda o engajamento dos participantes e a importância da inteligência artificial no contexto educacional. “A turma teve um excelente desempenho. O uso da IA fará a diferença tanto no mercado de trabalho quanto na sala de aula. Que esse aprendizado se multiplique entre os demais docentes”, concluiu. 

Foram ministradas também as oficinas: “Bar de Competências – Um brinde ao desenvolvimento docente”, Celular como Ferramenta de Aprendizagem: Práticas Rápidas e Eficientes para a Sala de Aula”, Jornada do Aluno: Como sua Trajetória Pode Impactar na Aprendizagem”, “O Novo Professor da Educação Profissional”, “Projeto Integrador” e “Instrutor 4.0: da Produção à Edição de Vídeos”. 

Compartilhe

Ir para o conteúdo