Integrada à programação do Conexão Profissional com o Mercado, no dia 29 de outubro de 2025, o Polo Senac Inovação, Ciência e Tecnologia (ICTec) foi palco da IV Jornada de Tecnologia da Informação, que reuniu estudantes, instrutores, profissionais do mercado e representantes institucionais em um diálogo aberto sobre inovação, inteligência artificial e os novos rumos da formação profissional.
Na ocasião, foi realizada a palestra “Inteligência Artificial na Educação Profissional e o Futuro do Trabalho”, ministrada pelo supervisor nacional de tecnologias educacionais do Senac, Arthur William Santos, que abordou sobre como a IA tem transformado profundamente o ambiente educacional e ressaltou que uma solução pensada em Sergipe pelas empresas do ecossistema de inovação, junto com os alunos do Senac, sendo bem-sucedida, pode servir como exemplo para uma ação nacional.


“O Senac Sergipe está fazendo uma conexão com o ecossistema de startups em Aracaju, o que é importante para se pensar em soluções tanto para o comércio de bens e serviços e turismo, quanto para a educação profissional que podem ser escaladas nacionalmente. É isso que buscamos. Não há fórmula mágica ou solução milagrosa. Há testes, avaliações e estudos para implementar soluções de IA em todo o Brasil e preparar nosso estudante para esse mercado que está em constante transformação, por conta da 4ª revolução tecnológica”, explicou Arthur.
De acordo com o coordenador da IV Jornada de Tecnologia da Informação, Cláudio Cândido, a palestra trouxe reflexões essenciais sobre as competências do futuro e sobre como as instituições educacionais devem se posicionar diante de um cenário em constante evolução. “Foi um encontro que conectou educação, inovação e mercado. O evento reforçou o compromisso do Senac Sergipe em aproximar estudantes das tendências tecnológicas, estimular o protagonismo, promover oportunidades de networking, e preparar profissionais para os desafios reais do mercado.
Além das palestras, o público teve acesso a painéis, demonstrações tecnológicas, integração entre áreas de conhecimento e espaços de troca de informações com especialistas.
“Ao integrar a Jornada de Tecnologia da Informação à programação do Conexão Profissional com o Mercado, o Senac consolidou um modelo de evento que articula formação técnica, inovação e empregabilidade, pilares fundamentais para a educação profissional do futuro. A edição de 2025 marcou um avanço significativo na construção de uma comunidade mais preparada, competitiva e alinhada às demandas da era digital”, finalizou Cláudio.

