Case de SucessoItabaiana

De jovem aprendiz a contador da maior rede de supermercado do interior de Sergipe

“Quando lembro do início como um aprendiz, e onde estou atualmente, vejo a importância que tem o Programa de Aprendizagem do Senac”.
De jovem aprendiz a contador da maior rede de supermercado do interior de Sergipe

O contador Marcílio de Jesus Lima lembra bem do dia em que começou a trabalhar como Jovem Aprendiz no Supermercado Nunes Peixoto, no município de Itabaiana: 8 de fevereiro de 2010, na função de vendedor. Na empresa, após a finalização do contrato, foi efetivado. Do início até hoje, ele construiu uma carreira, passando por diversas funções e setores e tem orgulho em ser o contador do estabelecimento onde começou sua vida profissional.

“Era um universo muito novo para mim, pois a parceria do supermercado com o Programa de Aprendizagem do Senac estava começando. Fui da segunda turma no Nunes Peixoto, através dessa parceria. Primeiro passei por uma prova aplicada pela empresa e depois de aprovado comecei com jovem aprendiz na área de vendas”.

Desde muito novo, relembra Marcílio, teve que aprender a lidar com as pessoas e filtrar as informações, para seguir trabalhando e aprendendo.

“Como iniciei com vendas e recebia comissão sobre alguns itens, tinha que manter o foco e dominar bem as informações sobre os produtos que comercializava. E a cada momento fui percebendo que precisava filtrar os acontecimentos, conhecer o que estava ao meu redor. Receber comissão era um dos motivos que me fazia enxergar tudo com outros olhos, perceber que o mercado de trabalho é competitivo”, destaca.

Marcílio se saiu muito bem, tanto que, antes mesmo da finalização do contrato, já sabia que seria efetivado.

“Antes de encerrar a contratação como Jovem Aprendiz e ser efetivado, fui chamado para fazer um trabalho no escritório e fiz com zelo e dedicação. Quando tive a minha carteira de trabalho assinada, passei a trabalhar como operador de caixa, onde fiquei por dois meses. Em abril de 2011, voltei para o escritório, para atuar na área fiscal da contabilidade”.

Foi a partir deste primeiro contato com números e balancetes que Marcílio começou a gostar da área contábil.

“Gostei tanto do trabalho que em 2013 iniciei o curso de ciências contábeis. E tudo foi se encaixando naturalmente, pois o responsável pelo setor pediu desligamento da empresa e surgiu a oportunidade para assumir a área contábil do supermercado Nunes Peixoto”.

Mas nessa trajetória, nem tudo sempre foi fácil. Mas a cada situação que aparecia, Marcílio aproveitava para transformá-las em aprendizado.

“Em 2017 fui convidado a gerenciar uma equipe com oito pessoas, e tive dificuldades de relacionamento com algumas delas, mas esses percalços se tornaram um verdadeiro aprendizado para mim. Junto a essa nova responsabilidade, também veio minha formatura em 2018”.

Pouco mais de 12 anos após iniciar sua trajetória dentro da empresa, Marcílio se tornou o que de fato se preparou para ser.

“Em março de 2022 me tornei contador interno da empresa, na área que praticamente iniciei e estou até hoje. Todos sabemos quais objetivos queremos alcançar, seja profissional ou pessoal. Posso dizer que o destino foi muito generoso comigo, e que me ensinou, ao longo da minha trajetória de trabalho, a ter foco, filtrar as pessoas, para atingir meus objetivos”, disse, ressaltando a importância do Programa de Aprendizagem.

“Quando lembro do início como um aprendiz, e onde estou atualmente, vejo a importância que tem o Programa de Aprendizagem do Senac,  pois é uma oportunidade do jovem ser inserido no mercado de trabalho, ter o seu primeiro emprego. Representou o início de minha carreira, como de tantos outros jovens e adolescentes, me ensinou a lidar com pessoas, principalmente por entrar como vendedor e ter muita disputa por comissões. Tenho muito orgulho de ser o contador da empresa onde iniciei minha trajetória”.

 

Leia também:

“Ser Jovem Aprendiz no Senac/SE me fez ativar o empreendedorismo”

Programa de Aprendizagem: Senac realiza reunião com empresas parceiras

Biomédica descobre na gastronomia sua verdadeira vocação 

Compartilhe

Pular para o conteúdo