Publicado em : 14/02/2017 - Por : Helmo Goes

Turismo: Fecomércio e Governo de Sergipe assinam convênio


Na manhã desta segunda-feira, 13, o presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Laércio Oliveira, assinou convênio com o Governo do Estado durante o lançamento do Programa para Capacitação da Cadeira Produtiva do Turismo de Sergipe. A Fecomércio fará parte da ação através do Senac, que ofertará nove opções de cursos em sua Unidade Móvel nos 30 municípios atendidos. Além do Senac, a Universidade Federal de Sergipe e o Sebrae também participam do projeto, que terá investimentos de R$ 3.225.459,67, provenientes do Programa Nacional do Desenvolvimento em Turismo (Prodetur).

O programa terá 26 meses de duração e tem por objetivo qualificar a mão-de-obra e os empresários que atuam no setor turístico. O Senac ofertará os títulos de Cozinheiro Básico, Garçom Básico, Camareiro Básico, Vendedor de Artigo para Turista, Fabricação de Peças Artesanais, Informações Turísticas, Elaboração de Roteiros para Condutores de Visitantes, Boas Práticas na Manipulação de Alimentos para Serviços de Alimentação, Eletrônica e Manutenção Geral para Hotéis. Os cursos terão 160h cada e serão divididos em 52 turmas, totalizando 1.300 profissionais capacitados ao final do processo.

Laércio Oliveira comemorou a inclusão do Sistema Fecomércio na ação de fortalecimento do turismo de Sergipe. “Sem dúvidas é um momento importante para o Sistema Fecomércio que, através do Senac, está mais uma vez prestando sua contribuição para o nosso Estado, participando da formação profissional de tantas pessoas. Certamente vamos entregar o nosso melhor, como sempre, através do corpo docente do Senac, que está comprometido e tem a experiência e os conhecimentos necessários para preparar esses profissionais. E a minha satisfação maior em participar do projeto é ter a certeza de que os alunos que participarão dos cursos do Senac estarão plenamente aptos a exercer suas atividades, contribuindo de forma valiosa com o crescimento e fortalecimento do turismo em nosso Estado”, declarou Laércio.

Unidades Móveis

Paulo do Eirado explica como funcionará a parceria

O diretor do Departamento Regional do Senac, Paulo do Eirado, apresentou ao público as ações da entidade e de que forma o Senac vai atuar no programa do Governo do Estado. Ele também destacou a importância das Unidades Móveis, as carretas que levam os cursos para todos os municípios.

“O Senac tem um papel muito forte a desempenhar. O turismo é uma grande fonte de recursos, tem uma expressiva participação no PIB do Estado e dos municípios e a gente vê potencial para que isso cresça ainda mais, pois o turismo promete um belo futuro pela frente, tem muito a crescer. Ainda estamos engatinhando nesse contexto em relação a todo o nosso potencial. Dessa forma, o Senac atuará naquilo que sabe fazer muito bem, que é preparar o trabalhador para o mercado de trabalho. E, para isso, contamos com o suporte da Unidade Móvel, que facilita a vida do aluno e leva os nossos cursos para os municípios onde haja demanda”, disse o diretor.

Oportunidade

A gerente de Educação Profissional do Senac, Dayse Prado, explicou que a seleção dos alunos ficará a cargo das prefeituras municipais e que os cursos terão início no próximo mês. “Vamos iniciar as aulas já na segunda quinzena de março em Aracaju e Estância, mas, a partir de abril, percorreremos os demais municípios. É importante para o turismo de Sergipe que essas pessoas sejam realmente capacitadas, pois nós sabemos que a mão-de-obra qualificada é o grande diferencial no setor turístico, mas o programa também cria condições para que os moradores do interior não precisem vir à capital para fazer um curso e ter um emprego digno”, afirmou Dayse.

Parceria

O governador Jackson Barreto enalteceu o programa como parte de um pacote de ações, que inclui, ainda, construções e reformas em diversos municípios, para o fortalecimento do turismo em Sergipe. Ele falou sobre a importância do projeto e enalteceu a participação do Senac, UFS e Sebrae como entidades parceiras. “Sejam todos bem-vindos. Aproveitem essa oportunidade de qualificar cada vez mais os nossos agentes de turismo, pois esse é um momento ímpar para o nosso Estado. Os investimentos estão acontecendo, os recursos estão vindo, as obras estão andando e nós precisamos capacitar cada vez mais o nosso pessoal nesse segmento que gera renda, gera emprego, qualidade de vida e nos deixa muito felizes. Vamos transformar Sergipe não apenas num canteiro de obras, mas numa perspectiva de que todo turista que vem ao nosso Estado, sai falando bem daqui, das nossas belezas, do nosso atendimento, do carinho e do coração maravilhoso da gente sergipana”, declarou Jackson.