Programa Senac de GratuidadeSantana do São FranciscoTurismoUnidade Móvel

Senac Sergipe capacitou mais de 100 pessoas através de cursos gratuitos em Santana do São Francisco

No dia 1 de dezembro, houve entrega de certificados de mais um turma nas áreas de Gastronomia e Turismo, na região com menor IDH do Estado
Senac Sergipe capacitou mais de 100 pessoas através de cursos gratuitos em Santana do São Francisco

Em parceria com a prefeitura de Santana do São Francisco, o Senac Sergipe capacitou mais de 100 pessoas através dos cursos do Programa Senac de Gratuidade, nas áreas de Gastronomia e Turismo. A entrega de certificado da última turma desta ano aconteceu durante cerimônia no dia 1 de dezembro.

A iniciativa faz parte do processo de interiorização do Senac, que tem como objetivo abranger todos os municípios do estado de Sergipe.

“O Senac vindo ao baixo São Francisco, em Santana do São Francisco, com mais de oito cursos, é importante porque trata-se de uma região pobre, com um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado. Então, a missão do Senac é essa, capacitar as pessoas para o mercado de trabalho. O município foi contemplado com os cursos, e vai permitir gerar emprego e renda através dessa capacitação”, contou o diretor de Educação Profissionalizante do Senac|SE, Adalberto Trindade.

Transformação de vida

Marcos Sales, Diretor Regional do Senac|SE, explicou que o certificado é uma demonstração da capacitação, logo, o quanto essa população que participou dos cursos, vale no mercado de trabalho.

“Esse currículo vai transformar suas vidas, vai fornecer dignidade, e acima de tudo, trazer para dentro de casa o que é preciso para complementar a renda mensal”, complementou o Diretor Regional.

Os cursos ofertados, os quais houve a entrega de certificados, foram os de Recepção de Hotel; Auxiliar de Cozinha; Técnicas para garçom; Elaboração de Drinks e Coquetéis.

A moradora de Santana do São Francisco, Silvia Kelly Santos de Menezes, de 40 anos, fez dois cursos, o de auxiliar de cozinha e o de camareira. “Já trabalho na área, sou empreendedora do ramo de lanchonete, dessa forma, busquei para melhorar o meu atendimento com o cliente e poder adquirir ainda mais conhecimento e poder compartilhar com os meus colaboradores. Isso me empoderou, me permitiu aprimorar o conhecimento que foi passado pelos meus antecessores e melhorou todos os aspectos da minha vida, sou dona da minha vida e do meu nariz”, apontou Silvia.

Edna Marques Barreto, de 54 anos, também buscou os cursos ofertados para aprimorar algo que em que já trabalhava. “Eu já trabalho na área de culinária, já tenho um bar, trabalho com o público, dessa forma, busquei pensando em melhorar aspectos no meu estabelecimento. E de fato, melhorou bastante. O Senac deu uma nova vida a quem trabalha no comércio, tivemos um crescimento e a clientela já percebe”, enfatizou Edna.

O presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Marcos Andrade, enalteceu a presença do senador Laércio Oliveira, ex-presidente da Fecomércio SE, e do prefeito Ricardo Roriz no incentivo às mulheres em busca de qualificação, elogiando suas atuações na aproximação com Senac e na geração de gerar oportunidades.

“Nós estamos preparando as pessoas de Santana do São Francisco para o Turismo, para que nós possamos trazer pessoas para conhecer a beleza da localidade”, acrescentou Marcos Andrade.

Oportunidades além

A primeira dama, Renata Roriz, pondera que a participação nos cursos e a entrega de certificados simboliza algo maior.

“Quando recebemos certificado de um curso qualificado, estamos abrindo as portas, para o trabalho digno, para a independência. Entregando liberdade, possibilidade real”, comentou Renata durante a cerimônia.

O prefeito de Santana do São Francisco, Ricardo Roriz, destacou que o Senac permite abrir portas em todo o território nacional, não se limitando a uma localidade.

“Os cursos e os certificados do Senac são respeitados em todo o território nacional. A população agora pode sair de Santana do São Francisco e ser empregada em diversos lugares ao redor do Brasil”, afirmou o prefeito.

Em Santana do São Francisco foram certificados 34 alunos no curso de Recepção de Hotel e 26 no de Camareira. Para Auxiliar de Cozinha, 23 estão certificados. Outros 10 estão aptos para o mercado de trabalho em Técnicas para Garçom e 13 em Elaboração de Drinks e Coquetéis.

 

 

 

 

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Compartilhe

Pular para o conteúdo