O Programa Nacional de Gestão da Permanência (PNGP) do Senac é uma iniciativa lançada em março de 2025 com o objetivo de reduzir a evasão escolar nos cursos técnicos da instituição. Desenvolvido a partir de um diagnóstico nacional e da troca de experiências entre os Departamentos Regionais (DRs) do Senac, o PNGP se estrutura em quatro pilares principais: Monitoramento da Frequência, Clima Escolar, Acompanhamento Pedagógico, Orientação Profissional.
Segundo o analista de processos do Núcleo de Planejamento Organizacional (NPOR) do Senac Sergipe e representante do Regional no Núcleo Nordeste do PNGP, Rafael Dias Ramos, o programa não é uma ação pontual, mas uma estratégia permanente que envolve toda a comunidade Senac.
“O Senac em Sergipe realizou uma pesquisa Interna para entender as causas das evasões no Regional tomando como referências o exercício de 2024. Essa pesquisa subsidiou a elaboração do Diagnóstico de Evasão na educação profissional que será divulgado em breve. Vislumbramos que analisar os motivos do abandono e não conclusão dos cursos das turmas passadas é imprescindível para entendermos o cenário e especificidades locais para, a partir daí, estudarmos e fomentarmos estratégias para mitigar este fenômeno que é nacional”.
Outra medida adotada pelo Regional sergipano foi a constituição do Comitê de Gestão Integrada da Permanência Escolar, que terá representantes de diversas áreas da Divisão de Educação Profissional (assessorias, gerentes de unidades e de núcleo, coordenadores de curso e analistas educacionais) e cada integrante poderá contribuir na elaboração de medidas que auxiliarão na diminuição da evasão escolar.
Ainda de acordo com o analista, serão realizadas ao longo do ano formações específicas sobre as frentes de atuação do PNGP, Monitoramento da Frequência, Clima Escolar, Acompanhamento Pedagógico e Orientação profissional. “As formações serão direcionadas aos analistas educacionais, instrutores de Formação Profissional, gerentes de unidade e de núcleo e demais integrantes da Divisão de Educação Profissional (DEP).
Leia mais: Senac SE lança pesquisa sobre evasão escolar nas unidades do estado