Notícias

SuperAção: Senac/SE participa de evento para pessoas com deficiência


SuperAção: Senac/SE participa de evento para pessoas com deficiência
Paulo do Eirado participa da abertura do evento

O Senac/SE, integrante do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, participou do SuperAção 2017, evento realizado pelo Fórum Estadual de Inserção de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho. A ação aconteceu na Praça Fausto Cardoso na última quarta-feira, 07 de junho, e ofereceu oficinas e atividades voltadas para as pessoas com deficiência (PcDs), com o objetivo de facilitar sua integração e permanência no ambiente de trabalho.

A escola de ensino profissionalizante é membro e uma das coordenadoras do Fórum, que conta, ainda, com a representação do Ministério Público do Trabalho (MPT), Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT), Secretaria de Estado da Inclusão Social, Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), Senai, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, dentre outras instituições.

Urcelina Porto da Silva

“O objetivo foi promover a interação entre as instituições que trabalham na inserção e capacitação de pessoas com deficiência para facilitar a entrada delas no mercado de trabalho. Nesta segunda edição, um número maior de pessoas procurou o evento, deixando seus currículos em busca de uma oportunidade nas empresas. E o papel do Senac, assim como das outras instituições, é fundamental, pois promove a qualificação profissional dessas pessoas, o que é muito importante na busca por um emprego”, reconheceu Urcelina Porto da Silva, auditora fiscal do MPT e membro do Fórum.

O Senac/SE participou do evento com a equipe do Núcleo de Promoção Social e Relações com Egressos, setor responsável por promover as ações do Programa Senac de Acessibilidade. No local, a instituição buscou divulgar seu portfólio de cursos e identificar novas demandas do público, além de cadastrar as PcDs para encaminhá-las às vagas de emprego.

Martha Luiza

“Nacionalmente, o Senac desenvolve esse programa que trata justamente da preparação e do encaminhamento das pessoas com deficiência para o mercado de trabalho. Em função disso, nós entramos em contato com a Superintendência e surgiu a ideia de reunirmos esse grupo de empresas com o objetivo não só de preparar e inserir essas pessoas, mas oferecer o suporte para que elas permanecessem no emprego, pois muitas conseguiam entrar mas não permaneciam. Então o Fórum foi criado por este motivo, e o Senac faz parte da coordenação deste grupo atuando tanto na oferta de cursos quanto na inserção no mercado de trabalho”, contou Martha Luiza, analista educacional do Senac e membro do Fórum.

O diretor do Senac/SE, Paulo do Eirado, participou a abertura do SuperAção e destacou a importância do evento. “Fico feliz em ver a integração de várias instituições nesse evento, trazendo uma nova dimensão da relação com as pessoas com deficiência, nos seus mais diferentes aspectos e formas. Minha preocupação vai no sentido de que precisamos aprender mais e incluir as instituições nessa missão. Esse deve ser um desafio de todos, não só da família que tem um parente com deficiência, não só da própria pessoa, que precisa superar diversas barreiras e dificuldades para estar no mercado de trabalho, mas também das instituições de formação profissional e das empresas que precisam oferecer um ambiente cada vez mais acolhedor, que encoraje àqueles com deficiência a se integrarem dentro do quadro de colaboradores, que consigam aproveitar dessas pessoas todo o potencial que elas têm. Essa é a nossa esperança”, declarou Paulo do Eirado.

Cleverton de Oliveira

Oportunidade

Cleverton de Oliveira é deficiente auditivo e está desempregado há quatro anos. Ele, que já fez o curso Técnico em Informática, e os cursos de Agente de Limpeza e Conservação e o de Cabeleireiro no Senac, buscou o estande da instituição para cadastrar seu currículo e ampliar suas chances de conseguir um emprego. “Acredito que o evento deveria ser realizado mais vezes durante o ano para ajudar às pessoas com deficiência que precisam de um emprego. Eu, mesmo, não escolho nenhum trabalho, a oportunidade que me oferecerem eu estou disposto a encarar”, disse Cleverton.

Compartilhe

Pular para o conteúdo