Na última quinta-feira, 1º de novembro, o Senac reuniu instrutores da capital e do interior durante o evento Trocando Ideias, realizado no auditório da instituição e também em algumas salas de aula. A proposta foi a troca de experiências entre os educadores e a valorização dos projetos integradores que eles desenvolveram com os alunos ao longo do ano.
O projeto integrador, na perspectiva do Senac, visa propiciar experiências de aprendizagem que se sustentem no “aprender-fazendo” e no diálogo entre a sala de aula e a realidade do mundo do trabalho.
Com foco no desenvolvimento do Perfil Profissional de Conclusão e das Marcas Formativas, suas atividades pressupõem participação coletiva, decisões em grupo e trabalho em equipe, daí se concluir que o projeto pode ser desenvolvido como estratégia pedagógica para o incremento do processo de ensino e aprendizagem em qualquer unidade curricular.
Trocando Ideias
A análise e mostra dos projetos integradores foram divididas em grupos (Ambiente e Saúde; Gestão e Negócios e Cursos Técnicos; Aprendizagem; Infraestrutura/Turismo, Hospitalidade e Lazer). Os trabalhos foram inscritos pelos instrutores e avaliados por uma banca seguindo as orientações ministradas na Oficina de Projetos, da Semana Pedagógica Senac.
Após avaliação, a banca selecionou 20 projetos que foram socializados pelos instrutores responsáveis durante o evento Trocando Ideias.