No último sábado, 05 de maio, o Senac participou do I Sergipe International Drone Day, um encontro de pilotos e admiradores de drones e seus familiares e amigos. Primeira instituição do Nordeste a ofertar cursos nessa área, o Senac Sergipe aproveitou a ocasião para lançar a terceira turma do curso “Conquistando Espaço com Drones” e a primeira de “Pilotagem de Drones”, cujas inscrições já estão abertas.
O Senac, na pessoa do diretor Paulo do Eirado, recebeu uma placa em agradecimento pelo apoio ao evento. A homenagem foi concedida pelo clube Sergipe Drones, organizador do encontro, e entregue pelo Capitão Black, da Capitania dos Portos.
“Em princípio, tudo o que vier no sentido de inovação e que possa ser uma oportunidade de negócios ou de capacitação profissional interessa ao Senac. À medida em que houve essa oportunidade, abraçamos a ideia e fizemos acontecer esse primeiro curso de drones do nordeste, mas focado na segurança, no uso responsável dessas tecnologias e também na oportunidade de negócios. São várias as novas atividades possíveis que derivam dessa aplicação tecnológica. É nisso que o Senac aposta e é para fortalecer esse movimento que estamos aqui hoje”, declarou o diretor.
O publicitário Régis Fonseca, organizador do evento e membro do clube Sergipe Drones, foi aluno da primeira turma ofertada pelo Senac, em 2017. Segundo ele, a utilização dos drones está crescendo, fomentada, inclusive, pelos cursos do Senac, mas é preciso responsabilidade no manuseio deste equipamento.
“No mundo inteiro é comemorado o Dia Internacional do Drone, e vimos esse dia como uma data fantástica para comemorar aqui em Sergipe. Trazendo os pilotos remotos (pilotos de drones) e suas famílias, não só para voarmos, mas para darmos conhecimento das regras. Temos aqui o capitão da Marinha, o capitão do Departamento Aeroespacial, então temos que mostrar que somos pilotos remotos conscientes. Passamos pelo curso do Senac e hoje atuamos dentro da legalidade, das normas dos órgãos que autorizam e fiscalizam o uso dessas máquinas”, explicou Régis.
Francisco Faria é jornalista e aeromodelista há mais de 40 anos. Da paixão pelas miniaturas de aeronaves que voam de verdade, nasceu o interesse pelos drones. Faria é instrutor do Senac e partiu dele o projeto dos cursos “Conquistando Espaço com Drones” e “Pilotagem de Drones”, que tornam a instituição pioneira nessa área.
“Muitas vezes o drone é visto como algo ruim, mas é uma coisa boa. Temos que levar para o lado da legalidade, então fazemos um trabalho muito grande de conscientização, e o Senac está dando uma força exatamente nisso. Nós temos as turmas lotadas de profissionais de diversos segmentos, como engenharia, publicidade, fotografia, segurança pública, dentre outros”, disse o instrutor.
Conquistando Espaço com Drones
Durante o curso de 30h/aula, o aluno conhecerá as diversas aplicações dos drones no mercado empreendedor, entendendo sobre a tecnologia embarcada, que vai muito além das filmagens. Ele conhecerá as técnicas iniciais de voo e realizará a pilotagem em um simulador.
O título também apresenta uma abordagem sobre o tema da regulamentação no mercado de drones no Brasil e a homologação de equipamentos.
Os requisitos o curso são ensino médico incompleto e no mínimo 18 anos.
Pilotagem de Drones
Para este curso de 30h, os requisitos básicos são ensino médio incompleto, idade mínima de 18 anos, ter concluído o curso “Conquistado Espaço com Drones” e possuir um drone com baterias.
Aqui será feita uma abordagem sobre as técnicas de voo e realizada a pilotagem prática em ambientes ao ar livre.
Mais informações pelo 79-3212-1560.