Notícias

Senac inicia nova turma do Programa Miniempresas em parceria com a Junior Achievement


Senac inicia nova turma do Programa Miniempresas em parceria com a Junior Achievement
Paulo do Eirado recepciona os alunos

Na noite da última terça-feira, 30 de maio, o Senac/SE, integrante do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, deu início a uma nova turma do Programa Miniempresas, fruto da parceria com a Junior Achievement, associação americana presente no Brasil. O objetivo é despertar o espírito empreendedor entre os jovens, proporcionando uma visão clara do mundo dos negócios e facilitando acesso ao mercado de trabalho.

Promovido pela Plataforma de Engajamento – Senac Pleno e Banco de Oportunidades – Senac Carreiras, o programa, que acontece desde 2013 na instituição, ajudou a formar mais de 300 alunos responsáveis pela criação de oito miniempresas.

Professor Antônio Ramos dá as boas-vindas

As aulas são desenvolvidas ao longo de 15 semanas e os participantes aprendem conceitos de produção, livre iniciativa, mercado, comercialização. Eles são acompanhados por quatro empresários voluntários, especialistas nas áreas de finanças, marketing, recursos humanos e produção.

O diretor do Senac/SE, Paulo do Eirado, deu as boas-vindas à turma e destacou a importância do projeto. “Empreendedorismo é algo que a gente tem que estimular em nossos alunos no sentido de empreender um projeto de vida, que vai muito além de montar um negócio. E, particularmente, nessa turma, temos um valor agregado a mais, pois, pela primeira vez, temos a participação de ex-alunos do Senac, que agora voltam à instituição participar dessas oficinas. Nossa torcida, agora, é para que eles desenvolvam novas habilidades e possibilidades de encontrar seus caminhos dentro da vida econômica, e isso nos deixa muito felizes em ser pioneiros em promover essa atividade para os egressos”, declarou.

Alunas acompanham aula inaugural

O coordenador do Senac Pleno, professor Antônio Ramos, explicou que, ao final do projeto, os alunos irão ajudar uma instituição beneficente. “Pensamos em desenvolver esse projeto com ex-alunos pois percebemos que muitos deles não tiveram condições de conseguir um emprego imediatamente, então, com a reestruturação do Banco de Oportunidades, resolvemos direcionar o projeto para os egressos. Eles vão passar por 15 jornadas, sob orientação de quatro voluntários e da coordenação geral da Junior Achievement, e vão criar uma miniempresa que vai produzir e comercializar algum produto. O dinheiro apurado com as vendas, após o pagamento dos acionistas, será doado a uma instituição beneficente, como foi ano passado quando a miniempresa I9 Biju fez uma doação ao Gaac”, explicou o professor.

A gerente-executiva da Junior Achievment, Rosimeire Cruz, destacou a parceria com o Senac/SE. “Encontrar em Paulo do Eirado um apoiador desse projeto é muito importante, pois a pessoa que abraça a educação empreendedora é valiosíssima. Fazer com que essas moças e rapazes retornem ao Senac, dando a eles novas oportunidades, é uma bela atitude. Nosso intuito é que eles saiam daqui mais maduros tanto com a ideia de serem donos de seus negócios, quanto profissionais diferenciados dentro de uma empresa”, disse Rosimeire.

Ampliar conhecimentos

André Luiz é participante do projeto

Quando se inscreveu no projeto, André Luiz não sabia bem o que ia encontrar pela frente. Movido pela curiosidade e desejo de ser um profissional cada vez mais preparado, o ex-aluno do Curso Técnico em Logística resolveu participar do programa. “Para mim está sendo uma caixinha de surpresas. Não sei o que vou encontrar, mas tenho certeza que virá muito conhecimento pela frente, afinal foi assim em todos os cursos que fiz pelo Senac”, disse.

Para ele, o empreendedorismo pode ser uma saída para enfrentar a crise econômica e o desemprego. “Desde que a pessoa seja uma profissional qualificada e traga inovações para o mercado, pois existem várias pessoas fazendo a mesma coisa. Então se ela consegue fazer aquela atividade de uma maneira diferente, vai se destacar em meio às outras”, observou.

Compartilhe

Pular para o conteúdo