Notícias

Senac encerra o ano com formaturas de cursos técnicos  


Senac encerra o ano com formaturas de cursos técnicos   
Mônica Silva Santos com o filho e a paraninfa Larissa Costa

O Senac/SE, órgão vinculado ao Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, encerrou suas atividades de 2017 com as formaturas dos Cursos Técnicos em Nutrição e Dietética e em Rádio e TV. As solenidades, que reuniram centenas de formandos, amigos e familiares, aconteceram nos dias 19 e 20 de dezembro, no auditório da instituição, e foram marcadas pela alegria e por discursos emocionados de alunos e professores.

A primeira formatura foi a de Nutrição e Dietética, que teve como paraninfa a professora e nutricionista Larissa Costa. Participaram da cerimônia 18 alunos que, após quase dois anos de aulas e estágios, saem do Senac preparados para promover saúde e qualidade de vida através da alimentação.

“Foi um sonho que realizei. Já fiz outros cursos no Senac, mas esse veio explorar um outro lado profissional. É uma área pela qual sempre tive interesse, e a experiência foi maravilhosa, os professores muito competentes, e o ensinamento foi nota dez. Pretendo, em breve, trabalhar na área. Esse é o meu grande interesse”, declarou a formanda Mônica Silva Santos.

Para Cledson Souza, estudar Nutrição e Dietética foi o caminho natural de quem sempre trabalhou com alimentação. “Já tenho larga experiência com alimentos, desde o balcão até a chefia na área de alimentação. Então eu quis subir um degrau e procurei o Senac, que tem know-how e é uma referência em todo o Brasil em cursos técnicos. Aqui é o melhor lugar para se buscar ensinamentos técnicos e práticos, tem os melhores professores. Agora, eu pretendo conseguir um emprego nesse ramo, ou até mesmo colocar meu próprio negócio fazendo uso de tudo o que eu aprendi aqui”, disse Cledson.

Turma de Rádio e TV
Laércio Oliveira entrega diploma a aluna acompanhada do pai

Ousadia

“Que venham os bons da próxima turma, porque os melhores acabaram de sair”, provocou uma formanda do Curso Técnico em Rádio e TV durante a solenidade de formatura, na noite de 20 de dezembro. Tal frase chamou a atenção dos convidados e fez com o que o presidente do Sistema Fecomércio, Laércio Oliveira, definisse a ousadia como característica marcante da turma.

“Que eles levem para a rua aquilo que aprenderam na sala de aula, porque ousados eles já são. O que viveram aqui no transcorrer do curso, certamente será importante em suas vidas, e a gente fica feliz por ter a certeza de que cumprimos nosso papel. Cada vez que lotamos esse auditório para uma formatura, ficamos muito felizes, pois percebemos que eles estão felizes. E o Senac contribuiu para essa felicidade, formando profissionais em todas as áreas, na diversidade de cursos que oferecemos. Esse é o nosso papel e a nossa alegria”, declarou Laércio.

“Pelos discursos apresentados, pelo vínculo afetivo com a instituição, nós estamos muito satisfeitos em ver a qualidade dos profissionais que estão saindo. Desejo que tenham uma bela carreira e que trabalhem com ética pela construção de uma sociedade melhor, pois aqueles que trabalham com comunicação têm um papel preponderante na sociedade, são protagonistas na formação da opinião pública e na luta por um país melhor, mais justo, mais humano, com menos desigualdade, ou seja, para tudo aquilo que desejamos eles podem contribuir significativamente”, disse o Diretor do Senac/SE, Paulo do Eirado.

Anderson Barbosa, Paulo do Eirado, Laércio Oliveira e Anaciete Chaves

Do outro lado

Dentre os formandos da noite, muitas histórias curiosas. Uma delas é a da pedagoga Cristiane Santos Souza, que trabalhou no Senac durante três anos e voltou à instituição, desta vez como aluna, para cursar Rádio e TV.

“Entre 2012 e 2015 fui coordenadora dos cursos técnicos no Senac. Durante esse período me apaixonei pelo curso de Rádio e TV e sempre falava aos alunos que um dia voltaria para fazer o curso, e esse dia chegou. Eu já conhecia alguns professores e sabia que eram muito competentes mas eu tinha a visão de coordenadora. Agora eu tenho a visão de aluna e de radialista e, realmente, foi algo maravilhoso. Entrei sem conhecimento algum na área e hoje posso dizer que aprendi bastante, que estou pronta para esse novo mercado e que vou agregar à minha profissão de pedagoga”, afirmou Cristiane.

Homenagens

Durante a cerimônia, os professores também tiveram seu trabalho reconhecido e receberam uma homenagem através de um troféu e de palavras carinhosas dos alunos. O repórter Anderson Barbosa, paraninfo da turma, contou como foi sua primeira experiência como professor. “Para viver esta novidade eu tive que me reciclar, e mais do que ensinar, eu aprendi muito com eles. Gostei demais, me encantei por essa área e quero continuar trabalhando com isso. E quanto aos alunos, o que posso dizer é que o mercado está ganhando novos e bons profissionais que, certamente, farão a diferença”, avaliou.

Paulo do Eirado, Albano Franco e Laércio Oliveira

Homenageado, também, foi o ex-governador Albano Franco, escolhido unanimemente o patrono da turma. “Fico feliz e honrado, pois os radialistas e profissionais de TV têm um papel fundamental para a democracia e para o desenvolvimento de Sergipe e do Brasil. E mais feliz ainda por ter participado da cerimônia ao lado de um companheiro de trabalho de muitos anos, o competente e digno professor Anderson Barbosa, e do presidente do Sistema Fecomércio, Laércio Oliveira, que está revolucionando o trabalho do Sesc e Senac e hoje é reconhecido no Brasil inteiro como deputado federal e como líder da Confederação Nacional do Comércio”, enalteceu Albano.

 

 

Compartilhe

Pular para o conteúdo