Notícias

Senac Carreiras promove palestra sobre “Carreiras na nova economia”


Senac Carreiras promove palestra sobre “Carreiras na nova economia”

Alunos do Programa de Aprendizagem do Senac/SE participaram nesta quarta-feira, 26, no auditório José Hilton Lopes, na unidade de Aracaju, da palestra “Carreiras na nova economia”. O palestrante, que é gerente de inovação da Acelerase Ventures, Márcio Melo, foi convidado pela equipe do Banco de Oportunidades Senac Carreiras.

A proposta do encontro foi apresentar aos alunos um novo cenário profissional e de carreiras que estão surgindo no mercado de trabalho.

“O Senac, enquanto instituição formadora, tem a preocupação em preparar os alunos para esse ambiente profissional, que a cada dia está mais competitivo e exigindo inovações. Nos preocupamos com a inserção desses alunos no mercado de trabalho. Em palestras como esta, eles podem ter uma visão ampla e se questionarem: Será que eu posso atuar somente como um colaborador ou eu também posso atuar como um empreendedor? Hoje o objetivo de levar esse conhecimento para eles”, ressalta Marileide Martins, gerente do Núcleo de Promoção Social e Relação com Egressos.

O palestrante falou sobre carreiras, novos modelos de negócios e como diferenciar uma startup do negócio tradicional.

“É importante ter a mentalidade certa para aproveitar as oportunidades que o mercado tem hoje, assim como foco nos propósitos, protagonismo e o momento ideal para empreender, criar projetos inovadores. O ecossistema está muito aquecido em Sergipe”.

Márcio Melo incentivou ainda os estudantes para investirem em uma nova forma de enxergar o mercado e as novas exigências.

“Vocês estão tendo essa oportunidade, então aproveitem, perguntem, tirem dúvidas, sempre. Mostrar o comportamento do mercado atualmente é o meu papel hoje aqui. Startups com as quais trabalho nessa área de recrutamento, sempre me procuram para selecionar jovens talentos. Essas empresas estão ávidas para contratar jovens protagonistas”, informa Márcio Melo.

“Márcio trouxe informações para que esses jovens entendam que hoje é possível um profissional aqui em Aracaju, trabalhar para uma empresa de outro país. É exatamente para isso que nós estamos preparando esses jovens, para que sejam planetários. O Senac tem a missão de dar esse conhecimento e mostrar que existem essas oportunidades de trabalho”, destaca Adalberto de Souto, gerente da Divisão de Educação Profissional.

Para a aluna do curso na área de Tecnologia da Informação (TI), Ana Caroline de Jesus dos Santos, o momento foi uma oportunidade para pensar em novas perspectivas.

“Achei incrível o conteúdo, abriu as nossas mentes e os nossos olhos, porque a minha geração nasceu nesse mundo do comodismo, que quer tudo na mão e essa palestra nos leva à reflexão do que queremos para o nosso futuro”.

Compartilhe

Pular para o conteúdo