Notícias

Projeto integrador trabalha a humanização na assistência de idosos


Os alunos com a equipe técnica Senac.

Os alunos do curso Técnico em Enfermagem do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) finalizaram uma das etapas de sua formação na tarde desta quarta, 03, com um seminário que teve como tema “Humanização da assistência de enfermagem ao paciente idoso portador da doença de Alzheimer”. Os 22 jovens que finalizaram a etapa teórica e agora seguem para os estágios, fazem parte do Programa Senac de Gratuidade (PSG).

Com previsão de finalização para março de 2023, os alunos iniciaram sua formação em agosto de 2021 e finalizaram a primeira parte da formação que já os qualificam como auxiliar em enfermagem. O curso Técnico em Enfermagem do Senac é dividido em dois módulos e possui, no total, 1600h sendo 1200h de teoria e 400h de estágio obrigatório.

A instrutora Senac de Enfermagem, Nayline Aragão

“O projeto integrador como o próprio nome diz, promove o trabalho em equipe que promove um olhar diferenciado para o tema que foi escolhido pelos alunos. A turma escolheu trabalhar com paciente idoso portador de Alzheimer com foco na humanização que é trabalhada durante todo curso. A temática foi escolhida com o olhar no futuro, visto que o número de idosos vem crescendo na população brasileira”, explica a instrutora Senac de Enfermagem, Nayline Aragão.

A instrutora comentou sobre a formação dos alunos e chamou a atenção para a qualidade do Senac. “Costumo dizer que meus alunos estão trilhando um caminho para a excelência, pois sairão do curso profissionais prontos para o mercado de trabalho. Essa é uma oportunidade única, pois estão recebendo uma formação de qualidade e totalmente gratuita. Durante um ano e oito meses os alunos vão passando por experiências que aproximam eles da prática e da vivência na assistência de enfermagem”, afirma.

A aluna Carla Carine Santo.

A aluna Carla Carine Santos, do município de Barra dos Coqueiros, conta que ao ver seu nome como selecionada foi uma esperança de transformação que surgiu. “O curso reforça a cada dia que eu não devo desistir dos meus sonhos. Saúde sempre foi o caminho que queria seguir e o Senac me deu essa oportunidade que luto por ela todos os dias. Antes de começar o curso estava muito nervosa e com o passar do tempo foi só alegria e realização a cada aprendizado e a cada experiência vivida aqui. O meu objetivo na vida é ajudar e cuidar das pessoas e o técnico vai juntar meu objetivo com uma profissão”, destaca.

A aluna Carla Daiane Antunes sempre sonhou com a carreira de saúde. “No início da pandemia muitas notícias de que estava faltando profissionais de saúde me acendeu a vontade de poder ajudar as pessoas. Além disso, a área da saúde tem muitas oportunidades. Fiz minha inscrição no PSG à meia noite para não perder essa oportunidade, a princípio era um meio de vida, hoje é uma verdadeira paixão. Aqui no Senac somos orientados a ter a humanização sempre à frente do nosso atendimento. Esse diferencial faz com que tenhamos um destaque no mercado”, ressalta.

A aluna Carla Daiane Antunes.

O Senac oferece cursos técnicos e profissionalizantes nas áreas de beleza, saúde, gestão e tecnologia da informação. No total são 96 cursos distribuídos nas unidades Senac em Aracaju, Itabaiana, Lagarto, Nossa Senhora da Glória, Tobias Barreto, além do Centro de Gastronomia e unidade Móvel. O catálogo de cursos está disponível no site curso.se.senac.br.

Compartilhe

Pular para o conteúdo