Notícias

Matrículas abertas para aperfeiçoamento e formação profissional em Camareira/o


O setor hoteleiro é uma das engrenagens da economia que vêm crescendo, principalmente, com o fim das barreiras sanitárias da pandemia. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) está previsto crescimento no setor de turismo, uma média de 2,8%, em relação a 2021. Para conseguir atender a essa demanda, o âmbito da governança tem tomado destaque, pois o responsável por cuidar do carro-chefe que uma empresa hoteleira comercializa, que é a hospedagem.

Pensando nisso, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Sergipe está com matrículas abertas para o curso profissionalizante de Camareira/o em Meios de Hospedagem que conta com uma carga horária de 160h, e matrículas abertas para o curso de aperfeiçoamento em Camareira – técnicas de limpeza e arrumação, com carga horária de 60h.

Para o instrutor do Senac, Paulo César, os profissionais camareiras e camareiros são uma das bases de sustentação da hotelaria. “Em sua formação, os estudantes terão informações de toda a infraestrutura do hotel. Temos que lembrar que os profissionais da governança são responsáveis pelo maior produto do hotel que são os apartamentos e quartos”, afirma.

O Senac Sergipe tem uma história na formação de camareiros/as, pois preza pelo aprendizado e não fica somente na teoria. Hoje, no Centro de Gastronomia do Senac, em Aracaju, é possível realizar toda a prática no que tange os serviços de recepção e governança. “Os cursos do segmento de hospitalidade ganham muito com essa nova estrutura composta de uma recepção e um quarto de hotel todo equipado. Dessa forma, a prática simulada é feita dentro da própria estrutura do Senac, ampliando as possibilidades de aprendizado com situações reais”, destaca Paulo Cézar.

Durante os cursos, os alunos são formados por meio da metodologia Senac que desenvolve as competências do aprendente através da ação e da reflexão. “O profissionalizante vai contextualizar desde o início, abordando o que é turismo, o que é hotelaria. Os alunos vão aprender também como forrar uma cama, como envelopar uma cama, quais são as técnicas para higienização, limpeza das bagagens etc”, declara o instrutor.

Aperfeiçoamento
O curso de aperfeiçoamento tem o objetivo de atualizar os profissionais que já estão no mercado de trabalho, principalmente, em relação às novas orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). “A limpeza, na prática, não existe alterações, mas quando falamos em formas e possibilidades de higienização, aí sim temos atualizações. A pandemia trouxe novas rotinas na área da governança e em toda hotelaria. Com isso, a OMS sugere algumas práticas e métodos para que os ambientes fiquem mais bem higienizados e esse é o nosso diferencial”, finaliza Paulo Cézar.

Os interessados devem realizar a matrícula de forma on-line no site cursos.se.senac.br. Mais informações na Central de Atendimento no (79) 3212-1560.

Compartilhe

Pular para o conteúdo