Notícias

Alunos do Senac são selecionados no I Concurso Literário da CGE


Alunos do Senac são selecionados no I Concurso Literário da CGE
Paulo do Eirado, diretor do Senac

Com a finalidade de incentivar e promover as artes literárias, a Controladoria-Geral do Estado de Sergipe (CGE) realizou na noite de segunda-feira, 28 de maio, no auditório do Museu da Gente Sergipana, a premiação dos alunos e representantes de instituições educacionais que tiveram seus trabalhos selecionados no I Concurso Literário da CGE, ocorrido o ano passado, com o tema “Corrupção no Brasil”. O diretor regional do Senac, Paulo do Eirado, representou os seis alunos do Programa de Aprendizagem que tiveram seus textos selecionados.

Segundo Eirado, o incentivo de escrever cordel e poesia surgiu após uma oficina promovida pela instituição com o objetivo de despertar nos alunos o gosto pela escrita e pela leitura. “Percebemos que o concurso seria uma oportunidade de mostrar o potencial da turma e, desta forma, estimulá-la a desenvolver seus textos de maneira literária”, disse Eirado, acrescentando que o Senac trabalha com a transversalidade dos saberes, introduzindo na sua grade formal atividades culturais e oficinas voltadas à literatura e às artes, de maneira geral.

Para Isaque Salvino dos Santos (15), aluno do Programa de Aprendizagem do Senac, foi uma grata surpresa ter seu texto selecionado e ver seu trabalho publicado em um livro lançado pela CGE. “Agradeço ao Senac e aos professores pelo incentivo. Participar da oficina me encorajou a escrever e mostrar que sou capaz. Basta focar e ficar mais atento à leitura e a forma de desenvolver o texto”, disse Isaque, entusiasmado.

Destinado a estudantes do Ensino Fundamental e Médio das redes públicas e privada de Sergipe, a competição contou com a participação de 300 estudantes, oriundos de 29 unidades de ensino da capital e do interior. O concurso premiou 24 textos em destaque, inscritos nas categorias conto, crônica, cordel e poesia, e garantiu a publicação de 76 trabalhos na I Antologia Literária, lançada junto com a premiação.

A aluna do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Cláudia Emily Silva Barreto, foi a grande vencedora do concurso, primeiro lugar geral, com o tema Corrupção, na categoria cordel. O evento contou a participação do Secretário de Estado da Cultura, João Augusto Gama; o Conselheiro do Tribunal de Contas, Carlos Pina; o Presidente do Instituto Banese, Fernando Mota; o ex-governador Albano Franco e o anfitrião da noite, o Secretário-Chefe da Controladoria-Geral do Estado, Eliziário Silveira Sobral.

Alunos do Senac que tiveram seus textos selecionados:

Mariana Tavares

Isaque Salvino dos Santos

Helton Carvalho de Jesus

Joelmo Lopes

Leonardo Vieira Santos

Vanessa Michelle

Compartilhe

Pular para o conteúdo