Educação ProfissionalNotíciasSenac Capacita

Senac Sergipe promove 2ª edição do Capacita com tema ligado à saúde e segurança no trabalho

Capacitação abordou a atualização da NR-1, que tem como foco a identificação e gestão dos riscos psicossociais no trabalho 
Senac Sergipe promove 2ª edição do Capacita com tema ligado à saúde e segurança no trabalho

O Senac Sergipe promoveu no dia 30 de maio, a 2ª edição do Capacita Senac Sergipe, no auditório da unidade de Aracaju, com o objetivo de qualificar equipes pedagógicas e instrutores da instituição.

O projeto visa fortalecer a excelência no ensino, aprimorar metodologias educacionais e promover, a cada dois meses, encontros de docentes. Nesta edição, o psicólogo João Paulo Feitoza ministrou palestra com o tema “NR-1 Atualizada: Proteção, Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho”. Na oportunidade foram divulgadas as plataformas digitais de acesso ao conhecimento Orango e Cachola.

A Norma Regulamentadora (NR-1) é a norma fundamental de segurança e saúde no trabalho no Brasil, que estabelece diretrizes gerais para todas as demais normas regulamentadoras. Foi atualizada em 2024, e com isso, passa a ser exigida a avaliação dos chamados riscos psicossociais na gestão de Segurança e Saúde no Trabalho (SST).

Para o psicólogo João Paulo Feitoza, a NR-1 vai auxiliar e modificar muita coisa na relação das pessoas com o trabalho. “Passa a ser um acompanhamento obrigatório também para a prevenção. Além de reconhecer os riscos psicossociais como elemento ergonômico do trabalho, agora temos que ter uma série de medidas voltadas para prevenir e avaliar periodicamente os riscos psicossociais para o trabalhador não vir a adoecer ou ter problema de afastamento no ambiente de trabalho”, explicou.

De acordo com a assessora de inovação educacional, Cristiane Tavares, ao compreenderem as diretrizes do Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) e do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), os docentes se tornam agentes ativos na identificação e na mitigação de riscos em salas de aula, laboratórios e outros espaços pedagógicos, contribuindo para um ambiente de trabalho mais seguro, em conformidade com as exigências legais e institucionais.

“Trazer a temática da NR-1 para uma capacitação docente é fundamental para promover uma cultura de prevenção e segurança no ambiente educacional, uma vez que os professores, além de estarem expostos a riscos ocupacionais, também atuam como multiplicadores de boas práticas”, pontuou a assessora.

Por fim, o diretor de Educação Profissional do Senac Sergipe, Adalberto Trindade Souto, completou: “Oferecemos essa importante capacitação sobre a NR-1, para entender esse novo cenário, principalmente dentro da educação profissional”.

A 2ª edição do Capacita contou com a participação de instrutores e equipes pedagógicas das unidades do Senac de Aracaju, de forma presencial, e de unidades de municípios sergipanos, de forma virtual, por meio de transmissão pelo canal do youtube do Senac Sergipe.

Compartilhe

Pular para o conteúdo