DestaquesGastronomiaNotíciasPrograma Senac de Gratuidade

Projeto Integrador do curso de garçom explora universo dos vinhos

A turma, formada por oito alunos, foi viabilizada através do Programa Senac de Gratuidade (PSG)
Projeto Integrador do curso de garçom explora universo dos vinhos

Buscando explorar o contato com os vinhos, o Projeto Integrador do curso de garçom, apresentado no dia 11 de outubro, trouxe uma pesquisa relacionada aos vinhos e a forma mais adequada de servi-lo.

“Encerramento do curso através do projeto integrador do curso de Garçom do Senac proporcionou aos alunos uma experiência com atendimento e demonstração dos diversos tipos e harmonização dos vinhos”, contou Adalberto Trindade Souto, gerente da Divisão de Educação Profissionalizante (DEP) do Senac|SE.

dos vinhosA escolha de tratar sobre vinhos surgiu a partir do interesse dos alunos no trabalho do instrutor Pabllo Cezar, egresso do Senac, e é empresário do segmento.

“A intenção era aproveitar para explorar tudo que nosso instrutor tinha a oferecer. Como ele é sommelier, aproveitamos as dicas. Então aproveitamos tudo que ele poderia compartilhar conosco, tirar as dúvidas sobre vinhos e regiões. Dessa forma, fizemos a pesquisa com auxílio dele”, explicou a aluna Joelia da Conceição.

“Observar a finalização de um curso é algo de grande valor. É nesse ponto que é possível visualizar o resultado de um trabalho de quatro meses: ética profissional, respeito, postura, aprendizado. Valeu a pena porque eles se dedicaram muito”, comentou o instrutor.

A turma, formada por oito alunos, foi viabilizada através do Programa Senac de Gratuidade (PSG) que busca criar oportunidades para pessoas de baixa renda. O curso formou profissionais de Aracaju, Barra dos Coqueiros e Estância.

“Foram depoimentos emocionantes. Esses novos profissionais declararam a relevância do curso na transformação pessoal e profissional”, acrescentou Adalberto.

De acordo com Cristina Feitosa, analista educacional do Núcleo de Desenvolvimento e Implementação Educacional (NDIE) do Senac-SE, alguns alunos já atuavam como garçom, mas foi em sala de aula que puderam entender o significado da profissão.

“Com as aulas, com as vivências, eles desenvolveram habilidades. Tivemos depoimentos maravilhosos. É um orgulho saírem do Senac com essa formação de excelência porque realmente desenvolveram tudo que foi proposto pelo curso. Hoje colocamos esses profissionais no mercado de trabalho, com a certeza que eles vão honrar o nome do Senac na certificação”, disse Cristina.

 

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Compartilhe

Pular para o conteúdo