DestaquesGestãoInteriorizaçãoItabaianaNotícias

Obra do Senac-SE em Itabaiana adota sistema de gestão usado por empresas mundiais

Diretor Regional visitou a construção da nova unidade que deverá ser entregue este ano e aulas começam em fevereiro de 2024
Obra do Senac-SE em Itabaiana adota sistema de gestão usado por empresas mundiais

O diretor Regional do Senac-SE, Marcos Sales, visitou na terça-feira, 10, as obras do novo prédio do Centro de Educação Profissional (CEP) de Itabaiana, que deve ser entregue em dezembro deste ano. Acompanhado da equipe do Núcleo de Engenharia, Arquitetura e Infraestrutura (NEAI), verificou o andamento da construção, a primeira a ser acompanhada passo a passo, após a adoção do sistema de gestão PMBOK.

obra em“Estamos com boas expectativas que o cronograma seja cumprido e esta visita foi justamente para acompanharmos de perto todo o processo, que envolve a finalização da obra até o mobiliário. A nossa previsão é que já no início do primeiro semestre de 2024, iniciemos as matrículas de alunos, para diversos cursos que ofertamos na unidade de Itabaiana, com previsão de começarmos as aulas até fevereiro. O prédio novo atenderá com mais conforto os estudantes e toda a equipe do Senac, com ambientes e equipamentos modernos para formar com excelência quem busca nossas capacitações”, enfatizou o diretor Regional.

A construção é mais um marco na história do Senac Sergipe, que avança na interiorização das suas ações, visando qualificar mão de obra para o mercado de trabalho, em todo o Estado.

“A unidade atenderá toda a região do agreste sergipano e é importante que a população de Itabaiana e cidades vizinhas tenham conhecimento do que temos para oferecer, que é a oportunidade de capacitar adolescentes, jovens e adultos, próximos de onde residem. É papel do Senac educar para o trabalho, oferecendo mão de obra qualificada para o comércio de bens, serviços e turismo, e consequentemente, dando dignidade aos trabalhadores”.

Gestão de obras

Essa é a primeira obra que o Senac Sergipe executa utilizando o sistema de gestão de obras usado por empresas e organizações mundiais: o PMBOK. O guia foi desenvolvido pelo Project Management Institute (PMI), organização sem fins lucrativos dedicada ao avanço da prática de gerenciamento de projetos.

“Nesse guia encontramos as melhores definições para as práticas de gerência de tempo, escopo, risco, de pessoas e de aquisição, dentre outras. Com essa metodologia, pela primeira vez na sua história, o Senac Sergipe consegue acompanhar uma obra, garantindo que prazos e custos sejam obedecidos e executados dentro do que foi planejado. Somos pioneiros no Estado em acompanhamento de projetos dentro da área educacional”, destacou Marcos Sales.

A nova metodologia foi implementada pelo Núcleo de Engenharia, Arquitetura e Infraestrutura da instituição de educação, com o acompanhamento da engenheira Kelly Oliveira Dias, especialista da área.

Nova unidade

O novo prédio do Centro de Educação Profissional (CEP) Itabaiana fica na Rua Quintino Bocaiúva, 938. A unidade contará com pavimento térreo e mais três superiores. São mais de 3 mil m² de área construída. Será dotada com dois elevadores e escada.

O térreo possuirá guarita, recepção/espera, estacionamento, administração, circulação horizontal, biblioteca, auditório, banheiros, vestiários, lanchonete, refeitório, DML, cozinha industrial, expurgo/lixo, almoxarifado, depósito, laboratórios de estética e bem-estar, de depilação, e de higiene e beleza.

O 1º andar contará com laboratórios de informática, salas de aula e dos professores, informática e banheiros feminino e masculino. No 2º pavimento serão instalados os laboratórios de corte e costura, e de saúde, além de salas de aula, informática e banheiros feminino e masculino. Já o 3º pavimento contará com informática, salas de aula e banheiros feminino e masculino.

 

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Compartilhe

Pular para o conteúdo