Case de SucessoDestaquesNotíciasTobias Barreto

De bordadeira a gestora de Unidade de Educação Profissionalizante do Senac/SE

Em 2011 Eline fez curso de informática básica no CEP de Tobias Barreto e hoje é gerente da unidade onde estudou
De bordadeira a gestora de Unidade de Educação Profissionalizante do Senac/SE

Filha da bordadeira de Richelieu, Maria José Barreto de Jesus, e do lavrador Josedalvo Correria de Jesus, quando foi até a unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Tobias Barreto em 2011 para fazer o curso de Informática Básica, Eline Barreto não imaginou onde estaria 10 anos depois. Em 2021 assumiu a cadeira de gerente do Centro de Educação Permanente (CEP) Josafá Ribeiro de Almeida, do Senac/SE no município, onde um dia passou como aluna.

gestoraEla morava com os pais e os nove irmãos no povoado Nova Brasília e rememora que resolveu fazer o curso para alcançar melhorias no mercado de trabalho da cidade.

“Comecei a trabalhar aos 12 anos em casa com minha mãe, bordando Richelieu. Quando fui fazer o curso no Senac, trabalhava como vendedora numa loja do comércio de Tobias Barreto, e aos 20 anos passei a ser autônoma como feirante de calçados”.

Proveniente de escola pública, em 2012, Eline ingressou como bolsista do Prouni na Faculdade Ages, no município baiano de Paripiranga.

“Resolvi fazer curso superior na área que sempre fui apaixonada, que é a educação. Antes de entrar na faculdade, descobri a minha afinidade com a docência na área de artesanato, quando fui entre 2010 e 2011, professora de pintura na Assistência Social da Prefeitura de Tobias Barreto. Após essa experiência, fiz faculdade de Pedagogia e me formei em 2016. Nesse período da formação, trabalhava na escola do Povoado Nova Brasília, na coordenação pedagógica. Após a conclusão do curso já engrenei numa pós-graduação pela Faveni, em Gestão e coordenação pedagógica”.

gestoraA gestora do CEP de Tobias Barreto relata que a graduação foi presencial e a pós, on-line.

“Quando fui fazer a especialização, como era on-line, percebi o quanto o curso de informática básica que fiz no Senac, pensando lá atrás em conseguir uma melhor colocação no mercado de trabalho, me ajudou. Facilitou o meu estudo e com isso eu consegui abraçar as oportunidades que foram surgindo”.

Da escola no Povoado Nova Brasília, a tobiense foi trabalhar numa escola profissionalizante, onde passou cinco anos, antes de chegar ao Senac. Casada e mãe de três filhos, hoje Eline Barreto sente orgulho da trajetória profissional que fez e por estar à frente de uma unidade do Senac, que faz a diferença na vida dos jovens que estão iniciando a vida profissional.

“Sou tobiense nata, nascida e criada aqui, com muito orgulho. Hoje me sinto honrada em poder gerenciar uma casa de tamanha importância para o nosso município. Tenho muito orgulho de hoje ser gestora dessa casa que prepara jovens para o mercado de trabalho e que ajuda pessoas a se qualificarem e sonharem com melhorias profissionais e de vida”.

Essa percepção da gestora do CEP Tobias Barreto se concretiza no dia a dia de trabalho, desde que assumiu o cargo, há dois anos.

gestora

“Fico muito feliz quando vejo jovens fazendo suas matrículas, buscando melhorias, e nós, cumprindo a nossa missão enquanto Senac, que é preparar as pessoas que passam por nossas salas de aulas, para que tenham uma carreira profissional de sucesso, seja um jovem iniciante ou quem quer alcançar patamares profissionais melhores”.

 

Compartilhe

Pular para o conteúdo