DEPDestaquesInteriorizaçãoNossa Senhora da GlóriaNotíciasTurismo

Alunos do curso de Guia de Turismo em Canindé recebem noções de primeiros socorros

O curso desenvolvido no alto sertão sergipano está em consonância com cinco dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Alunos do curso de Guia de Turismo em Canindé recebem noções de primeiros socorros

Em parceria com a Prefeitura de Canindé do São Francisco, o Senac Sergipe realizou na noite de quinta-feira, 9, o Fórum Turístico “Integração de Saberes para um Turismo Sustentável”, no auditório do Centro de Excelência Dom Juvêncio de Britto. Conhecer os atrativos do município, o sentido de pertencimento, a importância da qualificação e a preparação para prestar primeiros socorros aos turistas, caso tenham algum tipo de intercorrência, foram alguns dos temas destacados durante o evento, realizado em celebração ao Dia Nacional do Turismo e ao Dia Nacional do Guia de Turismo.

O curso tem aplicado em seu conteúdo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). O turismo está ligado aos ODS 01 (erradicação da pobreza, 05 (promoção da igualdade de gênero), 08 (estímulo ao crescimento econômico sustentável, 12 (promoção do consumo responsável) e 15 (conservação dos recursos naturais e culturais).

A abertura foi feita pelo prefeito do município, Weldo Mariano, que agradeceu a presença de todos e reforçou a importância da parceria com o Senac, para preparar alunos do curso técnico de Guia de Turismo de Canindé.

“Estamos sendo pioneiros em preparar pessoas do nosso município para receber bem quem visita a nossa cidade. Temos belezas naturais e riquezas e essa turma está sendo preparada para passar essas informações para os turistas. Quero parabenizar vocês, alunos, e desejar que tenham êxito neste curso. Essa preparação de é muito importante para que nós possamos ter bons profissionais no futuro”, destacou o prefeito.

primeirosO fórum reuniu os 20 alunos do curso e pessoas que resolveram aprender um pouco mais sobre os atrativos de Canindé do São Cristóvão, que foram destacados pela secretária de Cultura e Turismo do município, Patrícia Vitor Santos da Silva.

“Qualificar pessoas da nossa cidade, para ter e sentir o pertencimento das riquezas que temos é um grande anseio nosso. Dentro dessa vertente de preparar mão de obra, foi pensado em ofertar gratuitamente o curso de guia de turismo em nosso município, um fato histórico. E hoje, além de ter falado sobre os nossos atrativos, destacamos que devemos atender bem quem chega à nossa cidade, e como temos muitas belezas naturais, devemos ter a preocupação em preservá-las e orientar os turistas sobre o turismo sustentável. E nessa preparação, logo no início desta gestão, firmamos convênio com o Senac, que tem expertise na qualificação profissional, e essa parceria só cresce”.

A noite contou também com a apresentação da coordenadora dos cursos de Turismo do Senac, Cristina Feitosa, que destacou a importância do constante aprimoramento profissional.

“A qualificação continuada é um diferencial para quem quer seguir carreira na área que escolheu. No setor de turismo, o Senac oferta diversos cursos, capacitações e qualificações. E vocês nos motivam, pois a razão do Senac existir são os alunos e fico muito orgulhosa em acompanhar o desenvolvimento de vocês aqui, com o instrutor Moisés”, enfatizou, mostrando alguns deles e seus conteúdos para os presentes.

Todos os presentes ficaram bastante atentos às informações passadas pela enfermeira Beatriz Melo Almeida, que trouxe informações básicas sobre primeiros socorros.

“Os socorros imediatos que precisamos prestar às vítimas, a exemplo de uma parada cardiorrespiratória, engasgos e afogamentos. Como aqui é uma região de rios, de trilhas, é importante o guia de turismo ter essas noções para socorrer as pessoas em passeio, bem como em algum agravo com animais peçonhentos. Ter esse conhecimento básico é um diferencial para o guia e dá mais segurança a quem vem conhecer a cidade”, enfatizou.

O tema do fórum atraiu a atenção de munícipes, como o pedagogo e empreendedor Wellington Nascimento.

“Fiquei sabendo deste evento pelas redes sociais e quero parabenizar os organizadores, pois o conteúdo foi excelente. Mais eventos como este devem ser realizados e com mais participação da população. Saio daqui satisfeito com o que ouvi, saber que sempre devo valorizar ainda mais os atrativos do município e conhecer como proceder com os primeiros socorros, pois já passei uma situação dessa com meu filho e é angustiante. Saio hoje daqui satisfeito”, declarou.

primeiros“Foi um fórum muito bom, com palestras enriquecedoras desde conhecer a cidade, os atrativos que temos, a parceria do Senac, que busca sempre o melhor para oferecer, e a palestra sobre primeiros socorros, um aprendizado que, como toda certeza, nos prepara melhor para quando começarmos a atuar com guias de turismo”, relatou a técnica de enfermagem e aluno do curso de Guia de Turismo, Idiane Caetano Torres

O gerente do CEP de Nossa Senhora da Glória, Edilson Santos, destacou que o curso é uma parceria com a prefeitura, que entendeu a importância de preparar moradores para mostrar os atrativos de Canindé do São Francisco.

“Quando o Senac veio aqui ofertar os cursos, foi bem aceito de imediato pelo prefeito Weldo Mariano e pela secretária Patrícia. Esse curso ofertado gratuitamente pela prefeitura é de nível técnico, com 800 horas/aula. E temos outros cursos, com carga horária menor, que serão iniciados em breve, que são o de auxiliar de cozinha e auxiliar de garçom, tudo para assumir dentro dessa linha de saberes para o turismo sustentável, que é um tema bastante abrangente que não se amarra apenas em água, solo, alimentação. O turismo feito com sustentabilidade, preservamos ele para as próximas gerações”.

 

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Compartilhe

Pular para o conteúdo