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‘Burnout em professores e as possíveis intervenções do psicólogo escolar’ foi tema de pesquisa de analista do Senac Sergipe

O resultado do estudo foi apresentado no I Congresso Brasileiro Multidisciplinar em Saúde Mental, evento de caráter técnico-científico
‘Burnout em professores e as possíveis intervenções do psicólogo escolar’ foi tema de pesquisa de analista do Senac Sergipe

O Burnout se apresenta como um dos grandes problemas  psicossociais que afetam os profissionais de diversas áreas, sendo considerado uma questão de saúde pública, tendo em vista suas implicações para a saúde física  e  mental do trabalhador, com evidente comprometimento de sua qualidade de vida  no trabalho. Entre os diversos profissionais afetadas por esta síndrome, estão  os  professores, sujeitos a desequilíbrio entre a pressão do ambiente e a capacidade de atender as demandas de trabalho.

Esse foi o foco do trabalho desenvolvido pela analista do Senac Sergipe, Sílvia Conceição dos Santos, apresentado, após submissão, no I Congresso Brasileiro Mutidisciplinar em Saúde Mental,  evento de caráter técnico-científico destinado a acadêmicos e profissionais que tem interesse na área da Saúde Mental.

“O objetivo da minha pesquisa foi discutir sobre a Síndrome de Burnout (SB) em professores e discorrer sobre possíveis práticas a serem   utilizadas pelo psicólogo escolar, sugerindo estratégias de cuidado e visando uma  melhor qualidade de vida desses profissionais”, explica Sílvia Conceição, que é psicóloga, especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial.

 A metodologia esteve baseada em  uma revisão bibliográfica, exploradora e documental, realizada a partir de artigos disponíveis na base de dados SCIELO, LILACS, realizada com publicações do período de 2016 a 2021”, complementa.

Como resultado, de acordo com Sílvia, constatou-se que programas de intervenção  que visem a prevenção, redução ou erradicação da Síndrome de Burnout têm sido    considerados de grande importância, tanto no que diz respeito à qualidade de vida das pessoas afetadas ou com riscos potenciais, como também para a prevenção do prejuízo econômico gerado pelas licenças médicas, absenteísmo e rotatividade desses profissionais.

“Ficou evidenciado ainda a importância de ações que permitam estabelecer diferentes linhas de atuação, seja a criação de um grupo de apoio com os colegas, seja estratégias de incentivo e apoio junto os familiares. Ressalta-se ainda que a atuação do profissional de psicologia é de suma importância nesse contexto, ao propor ações que contribuam para a promoção da saúde mental entre os professores, atuando em todos os níveis em que esse professor é afetado a fim de   prevenir   ou   remediar   esse   quadro patológico”, pontua.

A pesquisa realizada pela analista do Senac/SE revelou que, com base no levantamento bibliográfico, constatou-se que a Síndrome de Burnout constitui em um problema que deve ser visto com atenção, em função das consequências causadas nos diversos contextos envolvidos.

“Ressalta-se ainda que as atividades voltadas para o gerenciamento do estresse,   as   rodas   de   conversa,   grupos   de   apoio,    além   da   utilização do Mindfulness, são ações que podem ser utilizadas por serem eficazes na prevenção e no enfrentamento desta Síndrome”, conclui.

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

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