Dando continuidade às ações do Programa Multitude Edu, o Senac Sergipe promoveu na manhã do dia 7 de novembro, a oficina “Estratégias de Manejo da Ansiedade no Contexto Escolar”, no auditório do ICTec, voltado para analistas educacionais e instrutores da instituição.
O evento teve como objetivo proporcionar um momento de acolhimento, cuidado e reflexão sobre temas que impactam o bem-estar emocional no ambiente escolar e foi uma ação promovida pelo Núcleo de Promoção e Relação com o Egresso (NPRE), por meio do Programa Multitude Edu.
Segundo a gerente do Núcleo de Promoção e Relações com Egressos (NPRE) do Senac Sergipe, Marileide Martins, a ação será levada também para as unidades do interior do estado, no intuito de fortalecer ainda mais as estratégicas de manejo com o ambiente escolar.
“Os instrutores e analistas têm passado por situações delicadas em sala de aula. Inúmeros alunos precisando de nós e para ajudá-los precisamos pensar na equipe pedagógica e fortalecê-la para saber como agir diante das situações. Trouxemos a temática abordada por uma especialista, para falar de práticas aliadas na escola. Agradeço a todos da nossa gestão em nome de Nilson Lima, Adalberto Trindade e Antônio Santana pelo olhar sensível e por estarem apoiando nossas ideias e ações e à colega Silvia Conceição que encabeça todas elas à frente do Multitude Edu”, resumiu Marileide.
A oficina foi ministrada pela psicóloga clínica e escolar e pesquisadora da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Géssica Leal. “Sabemos que a ansiedade é um dos principais transtornos mentais que existem, principalmente na adolescência e entre os adultos jovens, daí a importância de sabermos quais as estratégias utilizar para melhor acolher alunos que enfrentam algum momento de dificuldade. Foi um momento de troca e diálogo sobre os melhores caminhos para trabalhar esse tema. Agradeço o convite e espero que a nossa discussão tenha ajudado os colaboradores de alguma forma”, explicou.
Sílvia Conceição, analista do Núcleo de Promoção e Relação com o Egresso (NPRE) e coordenadora da ação, afirmou que o propósito é sempre fortalecer as equipes profissionais, para que antes de cuidarem da comunidade escolar, cuidem de si mesmos. “A partir dessa oficina, traçaremos também outras estratégias para que as equipes pedagógicas sejam qualificadas, fortalecidas e assim a gente consiga promover um ambiente cada vez mais saudável”.
Para a analista educacional da Unidade Móvel do Senac, Renata Ferreira, o evento trouxe um assunto relevante para colaboradores e alunos do Senac Sergipe. “Uma discussão que nos ensina a cuidar de nós mesmos, a cuidar dos nossos alunos e a transformar vidas. É muito importante ampliarmos conhecimento sobre o assunto”, finalizou.


