AracajuCurso Tecnico AracajuDestaquesNotícias

Parceria com escola municipal possibilita estágio curricular obrigatório do curso Técnico de Enfermagem do Senac SE

Preparar o aluno de forma humanizada é uma das preocupações do instituição, que é referência em educação profissional
Parceria com escola municipal possibilita estágio curricular obrigatório do curso Técnico de Enfermagem do Senac SE

Uma parceria firmada com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Rita de Cássia, proporciona aos alunos do Curso Técnico de Enfermagem do Senac Sergipe, o cumprimento do estágio curricular obrigatório, voltado para a assistência da saúde da criança e do adolescente. Com duração de 24h, a prática foi acompanhada pela enfermeira e instrutora do curso, Rosalin Barreto.

De acordo com a supervisora técnica, a enfermeira Karina Santana, o estágio garante ao aluno a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos teóricos aprendidos na sala de aula.

estagio“Dentre os módulos curriculares, temos o estágio curricular supervisionado, que pode ser realizado em hospitais, maternidades, Unidades Básicas de Saúde, Centros de Apoio Psicossocial, escolas, creches, dentre outros. Como isso, nossos alunos podem aprimorar e desenvolver novas habilidades, além de permitir a convivência com colegas da profissão e o trabalho em equipe”.

A responsável técnica de enfermagem, Caroline do Rosário Resende Teles Barros, reforça que o curso possui carga horária de 1.600 horas/aula e prepara de forma integral o aluno.

“O curso Técnico em Enfermagem do Senac tem como pilares de atuação profissional a humanização na assistência em saúde, a segurança do paciente e a postura profissional. São abordadas várias temáticas, cujo aprendizado teórico é colocado em prática através dos estágios curriculares, onde os alunos desenvolvem atividades de promoção e prevenção em saúde”, enfatiza.

No estágio voltado para a saúde da criança e do adolescente, eles simulam primeiro socorros em casos de queimaduras, entorses e outros procedimentos; como lidar com pacientes que são portadores de algum tipo de deficiência; a observar sinais de violência doméstica e bullying, e como proceder, além de assuntos relevantes, a exemplo de monitoramento da caderneta de vacinação do público infanto/juvenil.

“A prática curricular também é realizada com foco na saúde do idoso, da mulher, mental e coletiva; nos fundamentos de enfermagem, urgência e emergência, e enfermagem em centro cirúrgico”, informa Caroline Barros.

A coordenadora pedagógica, Yluska Ribeiro, ressalta que essa preparação do aluno de forma humanizada é uma das preocupações do Senac, enquanto instituição referência em educação profissional.

“Principalmente em um curso como o Técnico em Enfermagem, os alunos vão lidar, diretamente, com pessoas, cuidar delas em momentos de saúde frágil. Nos preocupamos em prepará-los para ter esse olhar humanizado e acolhedor na atuação profissional”.

O Senac Sergipe está com matrículas abertas para o Curso Técnico de Enfermagem, no Centro de Educação Profissional (CEP) de Nossa Senhora da Glória.

 

 

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. Presidida por Marcos Andrade, a entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Compartilhe

Pular para o conteúdo