AprendizagemDestaquesNotícias

Aprendizagem: jovens egressos da Fundação Renascer concluem curso em Serviços Administrativos

"Esse projeto mostra que somos capazes, que podemos ter uma vida melhor e digna", diz aluna.
Aprendizagem: jovens egressos da Fundação Renascer concluem curso em Serviços Administrativos

O diretor Regional Adjunto do Senac Sergipe, Manuel Leal, participou na manhã da sexta-feira, 14, da solenidade de formatura da 14ª turma do Programa de Egressos, da Fundação Renascer.  A analista pedagógica Martha Luiza e a gerente do Núcleo de Promoção Social e Relação com Egressos (NPRE), Marileide Martins também participaram do evento.

“Aproveitamos para reforçar para esses jovens formandos que o Senac possui o Banco de Oportunidades, que proporciona a interação entre egresso e mercado de trabalho, no qual eles podem cadastrar os currículos. O banco é acessado por empresas de diferentes segmentos do comércio de todo o Estado, aumentando as chances de ex-alunos conseguirem um emprego com carteira assinada”, disse Marileide.

Sete adolescentes, que já cumpriram medidas socioeducativas na Fundação Renascer, receberam os certificados de conclusão do curso de Aprendizagem Profissional e Comercial em Serviços Administrativos. Ministrado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o curso teve a duração de 16 meses e carga horária de 1,2 mil horas/aula.

“Esse projeto mostra que somos capazes, que podemos ter uma vida melhor e digna. Não é fácil ser reinserido na sociedade após passar por uma medida socioeducativa, mas é possível. A experiência de passar pelo programa de aprendizagem foi maravilhosa, não só para mim, mas para todos os meus colegas que conseguiram concluir o curso, pois somos fortes”, destacou a aluna Ilma Mariane Silva Cavalcante, 19 anos.

Com 21 anos, o egresso do sistema Ricardo Silva, de 21 anos, era só gratidão ao receber o diploma.

“É uma sensação muito boa dizer que estou capacitado para o mercado de trabalho. E agradeço muito ao Programa de Egressos e a todos os envolvidos nessa capacitação pela oportunidade de mudar de vida”.

“O Programa de Egresso da Fundação Renascer está formando a 14ª turma e isso é motivo de gratidão. Não tem outra palavra que defina a alegria de ver esses jovens que já passaram pelo sistema, hoje estarem capacitados para o mercado de trabalho”, enfatizou a coordenadora do programa, Sheila Lara.

As palavras foram endossadas pela instrutora de Aprendizagem do Senac, Danianne Fernandes, responsável pela turma.

“É extremamente gratificante fazer parte desse trabalho que é tão importante, que traz nova perspectiva de vida para esses jovens. Nós, enquanto instituição que tem a missão de formar para o trabalho, o envolvimento da equipe vai muito além do técnico. Olhamos e trabalhamos o lado humano de cada um dos alunos. Ficamos muito felizes quando encontramos depois esses egressos em seus empregos, progredindo na vida junto com a sua família”.

Representando o Presidente da Renascer, o diretor operacional, Cléber Pinto, destacou que vem  consolidando parcerias com instituições de ensino, a exemplo do Senac, com prefeituras e órgãos do governo para capacitar esses jovens e reinseri-los na sociedade.

“Parcerias como esta com o Senac estão sendo fortalecidas pela atual gestão, que entende que a capacitação profissional desses egressos representa uma chance para que esses jovens tenham outra perspectiva de vida e de futuro”.

Manuel Leal, que representou o presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Marcos Andrade, e o diretor Regional do Senac-SE, Marcos Sales na solenidade, destacou a perseverança de cada formando em concluir o curso.

“Vocês estão se formando, principalmente graças ao esforço de cada um. Vocês não desistiram diante dos problemas e obstáculos que enfrentaram. E vocês podem muito mais. Acreditem e se qualifiquem, sempre. Tenho um amigo que começou como jovem aprendiz, quando trabalhei numa obra no Rio de Janeiro e tudo que demandava para ele fazer, ele executava. A obra acabou, mas hoje ele é funcionário da empresa. Então vocês podem, vocês conseguem”, finalizou.

 

 

 

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. Presidida por Marcos Andrade, a entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Compartilhe

Pular para o conteúdo