Senac é agraciado com dois troféus no Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora


Publicado em : 12/06/2019 | por Helmo Goes | Agência Comércio



Paulo do Eirado, Fábio Jaciuk, Antônio Ramos e Marcos Barreto

Reconhecer as boas práticas que fazem a diferença nas vidas de estudantes e suas comunidades. Com este objetivo, o Sebrae realizou na noite de terça-feira, 11 de junho, o 1º Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, no Comfort Hotel Aracaju. O Senac Sergipe, que inscreveu 12 trabalhos feitos por instrutores e alunos, concorreu na categoria ensino profissional e foi contemplado com o 2º e 3º lugares pelos projetos Curta Senac Pleno e Innovation Camp, respectivamente. No total, o Prêmio recebeu 39 inscrições nas categorias ensino fundamental, médio, profissional e superior, oriundos de diversas instituições de ensino da capital e do interior do estado.

Antônio Ramos, coordenador do Programa Senac Pleno, foi o responsável por captar esses projetos desenvolvidos ao longo do ano passado, e inscrevê-los na premiação. Segundo ele, a cultura empreendedora está presente nos cursos do Senac por meio de projetos que fazem parte das ementas dos cursos além de atividade extracurriculares, a exemplo do Innovation Camp e Curta Senac Pleno.

“O Senac sempre teve essa preocupação de ir além do conteúdo programático de cada curso, estimulando, em nossos alunos, atitudes empreendedoras através dos projetos integradores e de atividades extraclasse. Isso tem dado certo e tem sido o grande diferencial da educação profissional ofertada pelo Senac, afinal nosso aluno é a nossa razão de ser”, disse Antônio Ramos.

“A cultura empreendedora traz emancipação, construção de projetos de vida, e a gente vê como uma ferramenta educacional que acrescenta muito às obrigações e ao fazer diário da escola. O empreendedorismo leva o aluno a ser mais protagonista, autor de suas próprias escolhas e, ao mesmo tempo, isso aumenta a sua responsabilidade. As escolas têm praticado e têm visto os resultados em benefício de toda a comunidade escolar. Esse Prêmio é uma forma de incentivá-las a continuarem esses projetos e tivemos uma boa adesão, com trabalhos maravilhosos e de uma grande variedade”, declarou Paulo do Eirado, superintendente do Sebrae Sergipe.

Curta Senac Pleno

Desde 2013 o Senac vem apresentando trabalhos na área de produção de curtas-metragens com temas voltados ao cotidiano. O objetivo é produzir filmes com ênfase na simulação empresarial, através da elaboração de um plano de negócios. Na atividade extracurricular, alunos e egressos participam de oficinas e vivenciam todos processos da criação de um curta-metragem, da elaboração do roteiro à edição, passando por maquiagem, figurino, operação de câmeras, atuação, dentre outras etapas.

O fomento ao empreendedorismo, ideia de planejamento, liderança, responsabilidade, união de equipe e criatividade foram os pilares do projeto no ano passado, que contou com 24 participantes de diversos cursos, como Técnico em Rádio e TV, assistente administrativo, estilista de moda, oratória, maquiagem, salgadeiro, depilação, frentista, e outros.

O projeto Curta Senac Pleno, que já abriu vagas para 2019, foi contemplado com o segundo lugar na categoria Ensino Profissional. Para Fábio Jaciuk, instrutor das oficinas, esta é uma importante resposta de que o Senac está no caminho certo. “O Curta é um projeto no qual a gente une empreendedorismo e o sonho de realizar uma produção audiovisual. É um projeto que toca fundo os alunos e transforma vidas. A gente recebe esse Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora como um resultado positivo do nosso trabalho e com imensa alegria”, comemorou Jaciuk.

Flávia Ribeiro

Innovation Camp

Realizado em setembro de 2018, o 1º Innovation Camp Sergipe reuniu 45 alunos e egressos de diversos cursos do Senac, da capital e do interior, que foram apresentados a noções e ferramentas de empreendedorismo por voluntários treinados. Divididos em nove equipes, eles tiveram que propor soluções criativas e inovadoras para o problema da evasão escolar. Durante o processo, contaram com a ajuda de mentores e foram avaliados por um júri que selecionou a equipe vencedora.

O projeto garantiu o terceiro lugar na competição com outros 15 projetos inscritos. “Esse prêmio é fruto de todo um processo de incentivo ao empreendedorismo desde o primeiro dia de aula. É uma resposta positiva para os nossos instrutores e alunos”, agradeceu Flávia Ribeiro, coordenadora do Senac e organizadora do Innovation Camp.

Segue lista de projetos inscritos pelo Senac.

1.        Além da tesoura: mãos que transformam cabelo em arte.
2.        Aquarela de Cartão Postais para o Dia das Mães:  “Mulher a quem o tempo ensinou a amar a vida e não desistir da luta”.
3.        Cozinha Compartilhando o Bem
4.        Conquistando Espaço com Drones: Uma Trajetória de Pilotos Remotos Egressos do Senac Sergipe
5.        Curta Senac Pleno: Ficção Social, o Mundo Que Queremos Criar.
6.        Oficina de Fotografia e Semiótica: Devaneios de um olhar crítico
7.        Criação de bolsa unissex a partir de materiais reutilizados
8.        Economia Circular: as aventuras e desventuras do Criador e das Criaturas no olhar resignificado  do Bispo do Rosário
9.        Epilação x Depilação: corrigindo um engano milenar
10.        Farmácias na palma da mão: com menor preço e maior comodidade: o uso de apps para localização de farmácias.
11.        Projeto Geração de Empreendedorismo e Renda
12.        Innovatio Camp “Um desafio a vencer com empreendedorismo e inovação”


Autor : Helmo Goes | Agência Comércio
Categorias : Notícias