Curta Senac Pleno 2017 é lançado


Publicado em : 01/08/2017 | por Admin Senac | Agência Comércio

Equipe do Senac e alunas vencedoras

Alunos participam do lançamento do Curta Senac Pleno 2017

Na noite da última segunda-feira, 31 de julho, o Senac/SE promoveu o lançamento do projeto Curta Senac Pleno 2017. Nas oficinas, os alunos participam dos processos de roteirização, operação de câmera, produção, figurino, iluminação, atuação, direção, captação de áudio, ou seja, de todas as etapas que envolvem a criação de um curta metragem. Neste ano, foram abertas 80 vagas gratuitas para alunos e ex-alunos do Senac, e a expectativa é a realização de quatro filmes que devem ser lançados no mês de dezembro.

O tema das produções neste ano é Empreendedorismo e Empregabilidade. Os alunos também deverão montar um plano de negócios para cada filme e, para isso, receberão informações detalhadas sobre o ramo, produtos e serviços, clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do negócio, contribuindo para a identificação da viabilidade de sua ideia.

“Neste ano vamos trabalhar esse tema para discutirmos essa questão do mercado, de perspectivas, de pensamentos positivos, pois não há crise se há trabalho. Também vamos retomar uma novidade do ano passado, que é o plano de negócios, em que cada filme será uma empresa. Eles têm que desenvolver um projeto criativo, de qualidade, que gere um grande número de visualizações, mas com um custo fictício baixo. Essa é uma maneira que encontramos para que eles tenham ferramentas de empreendedorismo para utilizar na vida, no dia-a-dia. Além disso, o Curta Senac Pleno estimula a visão artística, o senso crítico, o protagonismo. É um grande projeto”, destacou Fábio Jaciuk, diretor do Curta Senac Pleno.

Uma novidade, em 2017, foi a abertura de vagas para ex-alunos da instituição. “A preocupação do Senac, a partir deste ano, é como ajudar nossos egressos na atual conjuntura do país, de crise e desemprego. A maneira que encontramos é que as portas e os projetos do Senac continuem abertos para eles. Então, estamos convidando nossos egressos para participarem do Curta Senac Pleno e, como o tema é Empreendedorismo e Empregabilidade, quem sabe eles saem desse projeto com novas possibilidades”, torce o coordenador da Plataforma de Engajamento Senac Pleno, professor Antônio Ramos.

Ainda na solenidade, foram premiados os alunos Déborah Santana, Gessilene Barreto, Dannia de Oliveira, Clara Matos, Rosberg Peterson, Gabriel Alcântara, Grace Kelly, Maria Thamara, Valéria Fernandes e Max Nascimento. Eles foram responsáveis pelo filme “A Carona”, o mais visto na internet dentre os produzidos no Curta Senac Pleno 2016.

Augusto Alves

Oportunidade

Para que os alunos conhecessem o projeto, foi exibido o making of dos filmes produzidos no ano passado, com depoimentos dos participantes, e mensagens de incentivo do diretor regional do Senac/SE, Paulo do Eirado, e do presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Laércio Oliveira. Alguns desses alunos aproveitaram para fazer a inscrição na oficina. Foi o caso do estudante do curso técnico em Rádio e TV, Augusto Alves, que destacou, dentre outros aspectos, a gratuidade do projeto.

“Me inscrevi porque tenho interesse em melhorar minha oratória e conhecer mais sobre a área de cinema. Pois no curso de Rádio e TV a gente conhece sobre o que é feito na televisão e no rádio, nas partes técnica e artística, e essa extensão que o Senac está oferecendo, a partir do Curta Senac Pleno, vai me proporcionar um aprendizado mais abrangente na área do audiovisual. Se fosse fora da instituição, eu teria que pagar para fazer o curso e obter todas as informações que eu vou receber aqui de graça”, observou.

Mileny Oliveira

A também aluna de Rádio e TV, Mileny Oliveira, pretende se destacar na atuação e elaboração de roteiro, mas não descarta participar das outras etapas da criação do filme. “Como já sou atriz, tenho facilidade de ficar em frente às câmeras, mas eu gosto muito de escrever e já tenho os meus próprios projetos como escritora. Então, eu pretendo atuar muito nessas duas áreas, mas o que vier eu topo. Será uma oportunidade excelente para aprender”, declarou a participante.


Autor : Admin Senac | Agência Comércio
Categorias : Notícias