Cursos na área de Informática têm início na próxima segunda-feira


Publicado em : 18/10/2016 | por Helmo Goes | Agência Comércio



Descrição da imagem. Foto horizontal de um homem moreno de perfil olhando para a frente. Usa óculos de grau e suas mãos estão sobre uma mesa com computador.  Essa mesa se estende e aparece parcialmente outras duas pessoas em outros dois computadores. Ao fundo, uma mesa de frente com uma mulher olhando para o computador à sua frente. Fim da descrição.
O aluno Romilson Santos

Romilson Santos Ferreira , 47 anos, é funcionário público e estudante de Direito. Movido pela necessidade que o emprego e os estudos impuseram quanto ao uso do computador, ele procurou o Senac e se matriculou no curso de Informática Básica, que teve início há algumas semanas.

O militar conta que vem percebendo, nos últimos anos, um processo de informatização em seu trabalho e que esse foi um dos motivos que o levaram a procurar a qualificação. “Estamos substituindo o papel pelo uso do computador, e, por este motivo, quem não tem intimidade com a máquina ou não busca aprender, vai ficando para trás”, observou.

Segundo ele, o curso superior também exige conhecimentos na área. “Estou na fase de realizar muitos trabalhos e pesquisas acadêmicas, mas, como só utilizava a máquina para acessar a internet, tinha mais dificuldade que os meus colegas. Cheguei a ser cobrado por uma professora quanto às minhas habilidades no computador”, disse.

Para atender a pessoas como Romilson e a outras com as mais diferentes necessidades e expectativas, o Senac, integrante do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, dará início a novas turmas na área de Informática na próxima segunda-feira, 24.

Os cursos, que ainda têm vagas disponíveis, são os de Informática Básica, Introdução à Linguagem Java, Recursos Avançados de Word e Excel, Corel Draw, e Hardware, Montagem e Manutenção de Computadores.

CursosDescrição da imagem. Foto horizontal de um laboratório de informática de piso azul e paredes brancas, sendo que nas paredes da esquerda e da direita aparecem 6 pessoas sentadas à frente de computadores arrumados lado a lado sobre mesas também organizadas lado a lado.  Acima da altura das pessoas, há prateleiras brancas com algumas pastas e mochilas. Na parede ao fundo, uma grande janela de vidro e do lado direito uma porta azul. Fim da descrição.
Em Informática Básica, o aluno aprende a utilizar e personalizar sistemas operacionais, produzir e formatar textos, gerar planilhas e gráficos, conhecer e utilizar a internet de forma segura. Em Introdução à Linguagem Java, o estudante descobre como criar programas simples em Java de acordo com a demanda do mercado.

Já o curso de Recursos Avançados de Word e Excel, o aluno aprende a realizar diversas construções de malas-diretas, formulários, tabelas, filtragem de dados, construção de gráficos, dentre outras tarefas. No de Corel Draw, ele aprende a analisar, planejar e criar trabalhos gráficos, tendo como finalidade o desenvolvimento de artes-finais (folders, logomarcas, cartazes, cartões, panfletos, etc.) para divulgação e publicidade de uma marca, evento ou produto.

Já o objetivo do curso de Hardware – Montagem e Manutenção de Computadores é que o aluno aperfeiçoe seus conhecimentos e desenvolva habilidades para realizar a manutenção de computadores, aplicando procedimentos técnicos de manuseio e segurança na montagem e desmontagem de componentes de hardware e na instalação de programas.

“Lembrando que alguns cursos exigem idade mínima de 14 anos, já outros, 16. Os interessados devem observar os requisitos de cada um no site do Senac ou através da Central de Atendimento, nos números 3212-1560 ou 1561. Temos uma vasta gama de opções na área de Informática e estamos sempre à disposição para receber os alunos que nos procuram”, declarou o coordenador de Informática, Claudio Cândido.


Autor : Helmo Goes | Agência Comércio
Categorias : Destaques, Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*