NotíciasSegurança do TrabalhoTreinamento Brigada de Incêndio

Funcionários do Senac Sergipe fazem treinamento de Brigada de Incêndio

Capacitação é fundamental para que colaboradores sejam agentes multiplicadores de medidas adequadas em situações de emergência
Funcionários do Senac Sergipe fazem treinamento de Brigada de Incêndio

O Senac Sergipe reafirmou seu compromisso com a segurança de seus funcionários e público ao promover, nos dias 15, 20 e 21 de agosto, uma atualização do Treinamento de Brigada de Incêndio, realizada pela Empresa Backup Treinamentos Profissionais.

O treinamento de brigadista é realizado por instrutores do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), que visa preparar equipes para atuarem em situações de emergência. A iniciativa reflete a visão do Senac Sergipe de que um ambiente de trabalho seguro é fundamental para a excelência na prestação de seus serviços à sociedade.

    

De acordo com a técnica de segurança do trabalho do Núcleo de Departamento Pessoal (NPED), Tatiane Lima, o papel do brigadista é a prevenção de riscos e o combate a emergências, especialmente incêndios, vazamentos e acidentes, garantindo a segurança de pessoas e do patrimônio. “O treinamento é fundamental para que os funcionários sejam agentes multiplicadores de medidas adequadas em momentos de princípios de incêndio, evacuações de áreas, uso de extintores, como proceder em situações de primeiros socorros e em situações de pânico”, pontuou.

Neste ano, 95 funcionários das unidades do Senac de Aracaju, Itabaiana, Própria, Tobias Barreto, Lagarto, Restaurante Escola do Tribunal de Contas (TCE/SE) e o Polo Senac de Inovação, Ciência e Tecnologia (ICTec) passaram pelo treinamento, composto por aulas teóricas e práticas, ministradas pelo instrutor do CBMSE, Lídio Vasconcelos.

Segundo o instrutor do CBMSE, Lídio Vasconcelos, o treinamento trabalhou sobretudo a questão da morbomortalidade, no caso de sequelas e mortes dentro dos ambientes de trabalho. “O nosso bem maior é a vida e é um fator preponderante ter as pessoas capacitadas para que possam agir num momento de emergência, aprendendo por exemplo os serviços de números essenciais, como abordar vítimas e identificar quadros de saúde, o uso da biosegurança, e outros, dando o suporte básico de vida entendo princípios e preferências”, explicou.

A funcionária Jussara Ramos, fez o treinamento pela primeira vez e destacou a relevância desse conhecimento. “Achei muito importante, saio daqui diferente. A gente lida com muitas pessoas no dia a dia e tudo pode acontecer. Com esse treinamento estaremos aptos a ajudar no momento necessário”, partilhou.

Esta é a sétima vez que André Brito, funcionário há quase 20 anos do Senac Sergipe, fez o treinamento e reforçou a necessidade de atualização contínua. “Acho muito importante essa iniciativa da empresa de capacitar os funcionários para possíveis eventuais situações de emergência. A cada ano, conhecemos técnicas novas, que inclusive já coloquei em prática em uma situação de primeiros socorros. Penso em fazer outras para que meu conhecimento melhore cada vez mais”, concluiu.

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe

Pular para o conteúdo