O Senac Sergipe reafirmou seu compromisso com a segurança de seus funcionários e público ao promover, nos dias 15, 20 e 21 de agosto, uma atualização do Treinamento de Brigada de Incêndio, realizada pela Empresa Backup Treinamentos Profissionais.
O treinamento de brigadista é realizado por instrutores do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), que visa preparar equipes para atuarem em situações de emergência. A iniciativa reflete a visão do Senac Sergipe de que um ambiente de trabalho seguro é fundamental para a excelência na prestação de seus serviços à sociedade.
De acordo com a técnica de segurança do trabalho do Núcleo de Departamento Pessoal (NPED), Tatiane Lima, o papel do brigadista é a prevenção de riscos e o combate a emergências, especialmente incêndios, vazamentos e acidentes, garantindo a segurança de pessoas e do patrimônio. “O treinamento é fundamental para que os funcionários sejam agentes multiplicadores de medidas adequadas em momentos de princípios de incêndio, evacuações de áreas, uso de extintores, como proceder em situações de primeiros socorros e em situações de pânico”, pontuou.
Neste ano, 95 funcionários das unidades do Senac de Aracaju, Itabaiana, Própria, Tobias Barreto, Lagarto, Restaurante Escola do Tribunal de Contas (TCE/SE) e o Polo Senac de Inovação, Ciência e Tecnologia (ICTec) passaram pelo treinamento, composto por aulas teóricas e práticas, ministradas pelo instrutor do CBMSE, Lídio Vasconcelos.
Segundo o instrutor do CBMSE, Lídio Vasconcelos, o treinamento trabalhou sobretudo a questão da morbomortalidade, no caso de sequelas e mortes dentro dos ambientes de trabalho. “O nosso bem maior é a vida e é um fator preponderante ter as pessoas capacitadas para que possam agir num momento de emergência, aprendendo por exemplo os serviços de números essenciais, como abordar vítimas e identificar quadros de saúde, o uso da biosegurança, e outros, dando o suporte básico de vida entendo princípios e preferências”, explicou.
A funcionária Jussara Ramos, fez o treinamento pela primeira vez e destacou a relevância desse conhecimento. “Achei muito importante, saio daqui diferente. A gente lida com muitas pessoas no dia a dia e tudo pode acontecer. Com esse treinamento estaremos aptos a ajudar no momento necessário”, partilhou.
Esta é a sétima vez que André Brito, funcionário há quase 20 anos do Senac Sergipe, fez o treinamento e reforçou a necessidade de atualização contínua. “Acho muito importante essa iniciativa da empresa de capacitar os funcionários para possíveis eventuais situações de emergência. A cada ano, conhecemos técnicas novas, que inclusive já coloquei em prática em uma situação de primeiros socorros. Penso em fazer outras para que meu conhecimento melhore cada vez mais”, concluiu.